O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), larga na frente na corrida pelo Palácio das Esmeraldas em 2026. Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (26) pelo instituto AtlasIntel mostra que o emedebista lidera com folga todos os cenários testados, tanto de primeiro quanto de segundo turno.
O levantamento ouviu 2.872 eleitores entre os dias 17 e 23 de setembro, por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Primeiro turno: Vilela abre vantagem
No primeiro cenário, Daniel Vilela aparece com 42,3% das intenções de voto, mais que o dobro dos adversários diretos. Em segundo lugar, há um empate técnico entre três nomes:
-
Wilder Morais (PL) – 16,5%
-
Marconi Perillo (PSDB) – 15,6%
-
Delegada Adriana Accorsi (PT) – 15,4%
Telêmaco Brandão (Novo) aparece com 0,3%. Outros nomes somam 6%, enquanto votos em branco/nulo chegam a 1,2%. Já 2,7% dos entrevistados não souberam responder.
Segundo cenário: disputa contra Gayer e Accorsi
Em outro quadro, Daniel Vilela cresce para 43,1%. O deputado Gustavo Gayer (PL) aparece em segundo, com 25,4%, seguido por Adriana Accorsi, que marca 21,4%. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
Telêmaco Brandão tem 0,3%. A opção “outro” aparece com 3,6%, brancos e nulos somam 5,1% e 1,1% não soube responder.
Influência de apoios nacionais
A pesquisa também testou o peso de apoios políticos de figuras nacionais. Nesse cenário, Vilela, com o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), dispara e alcança 43,5%.
-
Wilder Morais, com apoio de Jair Bolsonaro (PL), marca 18,7%.
-
Adriana Accorsi, com apoio de Lula (PT), aparece com 18,2%.
-
Marconi Perillo surge com 14,2%, sem apadrinhamento.
-
Telêmaco Brandão registra 0,2%.
Segundo turno: Vilela favorito em todos os cenários
O AtlasIntel também simulou possíveis disputas de segundo turno entre Daniel Vilela e seus principais adversários: Adriana Accorsi, Marconi Perillo, Wilder Morais e Gustavo Gayer. Em todos os confrontos, o emedebista mantém vantagem.
Análise de pesquisa
A pesquisa AtlasIntel confirma o favoritismo de Daniel Vilela (MDB) na disputa pelo Governo de Goiás em 2026. Filho do ex-governador Maguito Vilela, Daniel deve assumir o comando do Estado em abril de 2026, quando Ronaldo Caiado (União Brasil) deve renunciar para disputar a Presidência ou o Senado.
Nesse cenário, o atual vice-governador terá a chance de mostrar trabalho aos goianos e, dependendo do desempenho, pode até conquistar a vitória já no primeiro turno.
Nas simulações de segundo turno, Vilela vence todos os adversários, que é um fator que anima aliados e reforça a percepção de que a eleição pode ser definida logo na primeira rodada.
Outro dado importante é a alta rejeição dos adversários de Vilela. Marconi Perillo (PSDB) aparece entre os mais rejeitados, ao lado do presidente Lula (PT), o que pode dificultar as estratégias de seus grupos políticos.
Se a tendência se mantiver, Daniel Vilela tem grandes chances de seguir no comando do Palácio das Esmeraldas e consolida o seu nome como a nova força política de Goiás.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.