• 28 de novembro de 2025

Cuidado com a saúde: Policlínica de Formosa realiza mutirão de mamografia como parte das ações do Outubro Rosa

No Outubro Rosa 2025, mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) promove um mutirão gratuito de mamografias na Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa.

A ação, realizada ao longo de todo o mês e regulada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), deve beneficiar cerca de 300 mulheres, ampliando o acesso ao exame e incentivando o cuidado com a saúde da mulher.

As atividades começaram no dia 1º de outubro e fazem parte de uma série de ações promovidas pela unidade durante o mês. Além das mamografias, a Policlínica de Formosa realizou palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, reforçando orientações sobre autocuidado e a importância do acompanhamento médico regular.

As iniciativas seguem a política do Governo de Goiás para fortalecer a rede de atenção à saúde da mulher em todas as regiões do estado.

Mamografias com tecnologia e acolhimento

Com capacidade para realizar até 20 exames por dia, a Policlínica organiza os atendimentos das 7h às 19h, garantindo conforto e acessibilidade às pacientes. A unidade conta com equipe multiprofissional e equipamentos de última geração, assegurando precisão nos resultados e acolhimento durante todo o processo.

A paciente Valdinéia Gomes Ferreira destacou a importância da iniciativa:

“Muitas vezes, a correria do dia a dia faz com que a gente adie exames importantes. Aqui, fui bem acolhida e saí com a sensação de cuidado. Quando o câncer é descoberto cedo, as chances de cura são muito maiores. Por isso, incentivo outras mulheres a se prevenirem”, afirmou.

Prevenção do câncer de mama

De acordo com a médica mastologista Christie Berberian, a mamografia é o principal exame para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Ela deve ser realizada a partir dos 40 anos, ou antes, nos casos de histórico familiar. O exame detecta alterações muitas vezes imperceptíveis no autoexame, o que aumenta as chances de um tratamento eficaz”, explica.

A especialista lembra ainda que, embora raro, o câncer de mama em homens também pode ocorrer — aproximadamente um em cada 100 casos diagnosticados.

Com informações da Agência Cora de Notícias

Foto: Divulgação/Gov. de Goiás


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Ali! Babaram uns Quarenta Ladrões

Read Next

Procurando emprego? DF tem 884 vagas abertas nas Agências do Trabalhador nesta terça-feira (14)

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.