Um corpo foi encontrado nesta segunda-feira (23) na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. O corpo pode ser do turista Jacob Vilar Santana, de 31 anos, que desapareceu no dia 1º de dezembro após ser levado por uma cabeça d’água no Vale da Lua.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, somente a Polícia Técnico-Científica poderá confirmar se o corpo é de Jacob Vilar.
Durante as buscas, os militares inicialmente encontram um colete salva-vidas que pertencia ao analista de sistemas. No último dia 15, foi encontrada a bermuda dele. A família reconheceu as peças.
Na data em que Jacob foi levado pela cabeça d’água, a namorada dele, Jéssica Carmelo Zafalon, também foi levada, mas conseguiu se segurar a uma pedra e ser resgatada.
Cabeça d’água
Segundo a meteorologista Elizabete Alves Ferreira, chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, o que aconteceu durante o passeio dos turistas é um fenômeno chamado de cabeça d’água, conhecido, popularmente, como tromba d’água, apesar de serem situações diferentes.
“A tromba d’água, na meteorologia, é um tornado dentro da água, tanto doce como salgada. A cabeça d’água é quando a chuva aumenta muito o nível do rio, causando uma enxurrada que sai arrastando tudo. Popularmente, é a mesma coisa”, disse.