• 28 de janeiro de 2022

TRANSAÇÃO CONFIRMADA | Empresário norte-americano assina pré-contrato para comprar Botafogo

O Botafogo confirmou na sexta-feira (24) o acordo com a Eagle Holding, do empresário americano John Textor, dono do clube inglês Cristal Palace, para a venda de 90% dos ativos da sociedade anônima de futebol. O investimento será de 400 milhões de reais.

O negócio ainda precisa ser aprovado na assembleia geral do clube carioca. Caso os sócios do Botafogo aceitem a venda das ações, toda a operação e os ativos do futebol alvinegro deixarão de estar sob o controle do clube social e passarão a pertencer a empresa de John Textor. O processo de transferência do futebol alvinegro para a Eagle Holding ficará na dependência da evolução dos trâmites jurídicos e legais para ser efetivada.

Leia também  DEBATE | Câmara dos Deputados promove discussão sobre a MP que extingui a obrigatoriedade de registro de jornalistas e outras profissões

O presidente do Botafogo, Durcesio Mello, comemorou a notícia.”É com grande satisfação que anunciamos esse marco histórico no Botafogo. Um clube da nossa grandeza terá um parceiro de altíssimo nível para investir e criar as condições que nos possibilitem retomar o protagonismo no futebol brasileiro e mundial. Agora, iniciamos uma segunda etapa do processo, igualmente importante, antes de formalização da nova constituição jurídica. Agradeço a todos que se empenharam, de forma executiva e profissional, para esse momento. O torcedor alvinegro, que por anos esteve ao nosso lado mesmo em períodos de grandes dificuldades, está de parabéns pelo apoio incondicional e por acreditar no profissionalismo da gestão”, afirmou ao site oficial do Botafogo.

Leia também  INCENTIVANDO TALENTOS | Time feminino de Ceilândia Sul e masculino do Varjão vencem 3ª edição da Taça das Favelas

Em nota, a XP, que intermediou o negócio, afirmou que o acertou mostra o “potencial enorme” que o futebol brasileiro possui.

Este é o segundo negócio envolvendo venda de clubes brasileiros no modelo SAF. No dia 18, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno anunciou a compra de 90% do Cruzeiro. A figura jurídica da SAF, por sua vez, só se tornou possível em agosto passado com a nova Lei do Clube-Empresa, cujo projeto foi aprovado no Congresso no mês anterior.

Leia também  ESCOLAS PARTICULARES | Desembargador determina suspensão das aulas presenciais a pedido do MP do Trabalho até julgamento de ação judicial

Quem é o empresário que comprou o Botafogo?

John Textor, de 56 anos, é empresário com negócios ligados a mídia. Ele é ex-chairman e ex-CEO do Facebank Group, dono da fuboTV – serviço de streaming de televisão especializado na transmissão de eventos esportivos como NFL (futebol americano), MLB (baseball) , NBA (basquete), NHL (hóquei), e futebol, entre outros conteúdos.

(Exame)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

MEGA DA VIRADA | Apostas podem ser feitas até às 17h do dia 31

Read Next

ÚLTIMA SEMANA | Igrejas e entidades sociais devem escriturar seus imóveis ainda em 2021 para não perder benefício