O Brasil fechou as Olimpíadas de Paris com a 20ª colocação no quadro de medalhas. Curiosamente, a exata colocação que Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, prometeu há dois anos que o país não terminaria.
“Nós não vamos ser 20º, mas também não seremos o quinto neste curto espaço de tempo. A gente está naquele bolo ali do oitavo ao 15º. Eu não pretendo descer um pouquinho. Só quero subir um pouquinho. Falam que às vezes é melhor andar para trás para pegar um impulso, mas é melhor não. Vai que escorrega, não é?”, disse Paulo Wanderley em entrevista à Folha de S. Paulo em março de 2022.
Naquela ocasião, o Brasil vinha de duas Olimpíadas extraordinárias no quadro de medalhas, sonhando até em entrar no top 10. O país foi 13º colocado no Rio de Janeiro, em 2016, e 12º em Tóquio, em 2021.
Em Paris, as projeções de Paulo Wanderley e do COB foram “atrapalhadas” pelo baixo número de ouros – o país caiu de 7 nessas duas últimas edições para “apenas” 3.
O Brasil fechou sua participação em Paris com 20 medalhas no total: 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes. O país também não conseguiu cumprir a meta de igualar o número total de pódios, que era de 21 em Tóquio.
Com informações da ESPN
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.