O Brasil tem um novo nome promissor no automobilismo internacional. Aos 20 anos, o pernambucano Rafael Câmara conquistou, de forma antecipada, o título da Fórmula 3 neste domingo (3), ao vencer a etapa disputada na Hungria. O feito reforça a ascensão meteórica do piloto, que já integra a Academia Ferrari desde 2021, e passa a ser cogitado como potencial sucessor de Lewis Hamilton na escuderia italiana da Fórmula 1.
Estreia dominante e recordes quebrados
Em sua primeira temporada completa na F3, Rafael Câmara já fez história. O piloto brasileiro quebrou o recorde de pole positions em uma única temporada, superando nomes como Alexander Smolyar, Dennis Hauger, Gabriele Minì, Leonardo Fornaroli e Logan Sargeant. Ele largou na frente em cinco oportunidades até agora — e ainda pode ampliar esse número na última etapa da temporada.
Quem é Rafael Câmara?
Natural do Recife, Rafael iniciou sua carreira no kartismo pernambucano e, em 2016, mudou-se para a Europa para competir em alto nível. Acumulou títulos de expressão no kart, como a WSK Champions Cup, a WSK Super Masters Series, além de ser vice-campeão mundial em 2019.
Sua estreia nos carros de fórmula ocorreu em 2022, pela equipe Prema Racing, competindo simultaneamente nas Fórmulas 4 Italiana, Alemã e dos Emirados Árabes Unidos. Foi terceiro colocado nas duas primeiras e vice na última. Em 2024, Câmara se consagrou como campeão da Fórmula Regional Europeia (FRECA), título que consolidou seu nome como um dos principais talentos da nova geração.
O novo nome do Brasil no automobilismo
Antes de Rafael, o último grande destaque brasileiro na Fórmula 3 foi Gabriel Bortoleto, campeão da categoria em 2023 pela equipe Trident. Bortoleto hoje integra a Fórmula 1, correndo pela equipe Sauber. Agora, todas as atenções se voltam para Rafael Câmara, que representa a esperança do Brasil em voltar a ter um piloto competitivo na principal categoria do automobilismo mundial.
Com informações da Agência Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.