O governador Ibaneis Rocha colocou Brasília à disposição da Conmebol e da CBF como sede alternativa da final da Libertadores 2025, marcada para o dia 29 de novembro. A proposta do Governo do Distrito Federal (GDF) surge após o Governo do Peru decretar estado de emergência em Lima, cidade inicialmente escolhida para receber a decisão do torneio.
A medida peruana foi motivada pela escalada da violência, manifestações e instabilidade política, que tornaram o local inseguro para a realização do maior evento de clubes da América do Sul.
Ibaneis Rocha destaca estrutura da Arena BRB Mané Garrincha
A Copa Libertadores 2025 está nas semifinais, com os duelos entre Flamengo e Racing (Argentina) e LDU (Equador) e Palmeiras. Os vencedores decidirão o título em jogo único.
Nos ofícios enviados ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e ao presidente da CBF, Samir Xaud, o governador Ibaneis Rocha destacou que a Arena BRB Mané Garrincha está totalmente preparada para sediar a final.
“Trata-se do segundo maior estádio do Brasil, com capacidade para 72.851 torcedores, dispondo, portanto, de porte para sediar esse importante evento esportivo”, afirmou o governador.
Brasília oferece segurança, mobilidade e rede hoteleira de ponta
Ibaneis ressaltou que Brasília garante total segurança e infraestrutura de alto nível, com apoio das forças de segurança pública, manutenção de gramado padrão internacional e acesso facilitado por meio de aeroporto, rodoviária, transporte público e ciclovias.
A cidade também conta com uma ampla rede hoteleira, restaurantes, shoppings, museus, parques e edifícios cívicos próximos ao estádio, o que facilita o deslocamento dos torcedores e das delegações.
Experiência internacional e histórico em grandes eventos
O governador lembrou que Brasília tem histórico de sucesso em eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016, a Copa América, a Supercopa do Brasil, partidas da Seleção Brasileira e etapas da Liga das Nações de Vôlei.
“Em razão desses e outros atributos, estou seguro de que a realização da final da Conmebol Libertadores, em 29 de novembro, será mais uma exitosa parceria em prol do futebol mundial”, concluiu Ibaneis Rocha.
Turismo em alta consolida Brasília como destino estratégico
De acordo com dados do GDF, Brasília recebeu 80.966 turistas estrangeiros entre janeiro e setembro de 2025, um aumento de 75,6% em relação ao mesmo período de 2024. O número já supera todo o fluxo do ano anterior (68.469 visitantes), consolidando a capital federal como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Brasília: casa da Seleção Brasileira
Nos últimos anos, Brasília tem se firmado como a casa da Seleção Brasileira. A cidade recebeu dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, com recorde de público nacional: 70.027 torcedores na vitória sobre a Colômbia, o maior da história do Mané Garrincha.
Desde sua reconstrução, o estádio sediou 11 partidas da Seleção masculina, além de jogos da Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas e amistosos internacionais. A Seleção feminina também já atuou na arena e voltará ao palco na Copa do Mundo Feminina de 2027, quando Brasília será uma das sedes.
Capital dos grandes eventos esportivos e culturais
Além do futebol, Brasília tem se consolidado como capital dos grandes eventos. Nos últimos dois anos, recebeu o Rally dos Sertões, o Circuito Mundial de Vôlei de Praia, o Mundial de Beach Tennis, o Grand Prix Internacional de Boxe, o Jungle Fight 126, o K-1 World GP 2024 e o Brasília Champions 2024, com grandes nomes do tênis mundial.
A vocação da cidade vai além do esporte: Brasília também sediou a 51ª Abav Expo, o Capital Moto Week — maior festival de motos e rock da América Latina — e shows de Bruno Mars, Red Hot Chili Peppers, Roger Waters e Paul McCartney.
Com informações da Agência Brasília
Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.