• 23 de maio de 2022

FÓRMULA 1 | Leclerc vence a segunda da temporada e abre vantagem na liderança

Charles Leclerc venceu o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, realizado neste domingo (10), no circuito do Albert Park, em Melbourne. Foi a quarta vitória da carreira do monegasco, a segunda nesta temporada depois do GP do Bahrein. Ele lidera o campeonato de pilotos com 71 pontos.

Sergio Perez, da Red Bull, terminou na segunda posição, enquanto a Mercedes aproveitou a quebra de Max Verstappen para ocupar a última posição do pódio com George Russell.

Leclerc liderou a corrida de ponta a ponta, mostrando o domínio da Ferrari nesse começo de campeonato. O ritmo da Ferrari não conseguia ser igualado pelos rivais, enquanto o monegasco completou o hat-trick no fim de semana: pole, volta mais rápida e vitória.

O único que parecia poder desafiar Leclerc, mesmo que com poucas chances, era o atual campeão mundial Verstappen. No entanto, na volta 39 das 58, Verstappen parou na pista com uma fumaça saindo do motor Honda. A falta de confiabilidade, assim como no Bahrein, novamente atingiu o RB18. Embora o holandês tenha ocupado a P2 durante toda a corrida, ele sai da Austrália com zero pontos.

Leia também  A PARTIR DE MAIO | Petrobras anuncia reajuste do gás natural de 39%

Após o abandono de Verstappen e dois safety car ao longo da corrida, o piloto da Mercedes, Russell, conquistou seu primeiro pódio com a equipe. O britânico terminou na frente do seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, o que causou certa tensão no heptacampeão, reclamando com a equipe da posição em que “foi colocado”. Foi uma ótima apresentação de Russell, mantendo o terceiro lugar.

Um dos destaques negativos do fim de semana foi, sem dúvidas, Carlos Sainz, da Ferrari. Depois de uma qualificação ruim que viu o espanhol largar na 9ª posição no grid, Sainz caiu para a P14 depois de uma péssima largada. Tentando recuperar o tempo perdido, ele cometeu um erro ao entrar na curva 9, rodou e ficou preso na brita ainda na segunda volta. Isso trouxe o safety car à pista.

Outro destaque, negativo, foi Sebastian Vettel e Aston Martin. Lance Stroll e Vettel bateram no TL3, Stroll na qualificação e ambos foram eliminados no Q1. Na corrida, não foi diferente. Na volta 10, Vettel foi para a brita e caiu para a P19, antes de bater na volta 26 e trazer o safety car pela segunda vez. Stroll bem que tentou, mas terminou fora dos pontos na 12ª posição.

Leia também  COPA DO BRASIL 2022 | CBF divulga calendário da competição que tem início no dia 23 de fevereiro

O campeonato

Com a vitória, a segunda em três corridas, Leclerc chegou aos 71 pontos. Russell é o segundo com 37 e Sainz o terceiro com 33, mesmo com o abandono em Melbourne. Perez é o quarto colocado com 30 pontos, três à frente de Hamilton. Verstappen está mais três pontos atrás do britânico, na sexta posição. Ocon é sétimo com 20 pontos, Norris tem 16. Magnussen e Bottas estão empatados com 12 pontos, mas o piloto da Haas leva vantagem pela posição de chegada no Bahrein.

Nos construtores, a Ferrari domina com 104 pontos. Mercedes é a segunda colocada com 65, enquanto a Red Bull é a terceira com 55. McLaren tem 24, Alpine 22 e Alfa Romeo, na sexta posição, tem 13 pontos. Haas com 12 pontos, AlphaTauri com 10 são sétima e oitava, respectivamente. Williams com um ponto e Aston Martin, sem pontos, são as últimas colocadas.

Leia também  SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA | Lago Paranoá recebe Copa BRB de Vela Adaptada no sábado

Confira o resultado do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1:

1) Charles Leclerc (Ferrari)
2) Sergio Pérez (Red Bull)
3) George Russell (Mercedes)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
8) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
9) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
10) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
11) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
15) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
16) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
17) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
DNF) Max Verstappen (Red Bull)
DNF) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)

(F1 Mania)

Foto: Divulgação/F1

Expressão Brasiliense

Read Previous

PARA CONTEMPLAR MAIS FAMÍLIAS | Governo Ibaneis anuncia a construção de três novas creches em Taguatinga

Read Next

ELEIÇÕES 2022 | Valdemar Costa Neto exige que PL-DF manifeste publicamente apoio a Ibaneis Rocha