A Seleção Brasileira encerrou, nesta terça-feira (9), sua participação nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 com um desempenho histórico, mas de forma negativa.
O Brasil perdeu por 1 a 0 para a Bolívia e terminou a campanha apenas na quinta colocação, com 28 pontos conquistados, o pior desempenho desde a criação do atual formato classificatório.
Pior campanha da história
Com um aproveitamento de apenas 51% dos pontos, o Brasil registrou a sua pior pontuação em Eliminatórias. O recorde anterior de baixo desempenho havia sido nas qualificatórias para a Copa de 2002, quando a equipe somou 30 pontos. Naquela ocasião, no entanto, a Seleção conseguiu se recuperar e conquistou o pentacampeonato mundial.
Três técnicos e marcas negativas
A campanha brasileira teve três comandantes: Fernando Diniz, Dorival Júnior e Carlo Ancelotti. Apesar da troca de técnicos, o rendimento não melhorou e o Brasil acumulou resultados inéditos e preocupantes.
-
Sofreu sua maior derrota na história das Eliminatórias, ao perder por 4 a 1 para a Argentina, em março.
-
Foi derrotado pela primeira vez como mandante, também diante da arquirrival argentina.
Classificação garantida, mas sob pressão
Mesmo com o desempenho irregular, o Brasil confirmou vaga direta para a Copa do Mundo 2026, assegurada ainda na penúltima rodada. O resultado final garante a presença da Seleção no Mundial, mas deixa claro que a preparação precisa ser intensa para evitar novos vexames.
Agora, a equipe inicia sua preparação rumo ao torneio, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.
Com informações do Terra
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.