Dentro da premissa de que o esporte tem o poder de transformar vidas, os e-Sports, também conhecidos como esportes eletrônicos, apresentam potencial para auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a formação de crianças e jovens.
Pensando nisso, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) firmou parceria com o Instituto Inside Brasil para desenvolver o projeto Brasília e-Sports.
A modalidade contempla 11 centros olímpicos e paralímpicos (COPs) do Distrito Federal, voltada aos alunos já inscritos nas unidades.
“Essa iniciativa busca proporcionar novas experiências, democratizando o acesso de novas tecnologias voltadas ao esporte”, Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer
Com estrutura itinerante composta por arena de jogos eletrônicos, os alunos poderão vivenciar a prática esportiva do jogo eletrônico por meio de games como Fifa, Free Fire e Just Dance. A experiência imersiva também proporcionará aos participantes conhecer as novidades tecnológicas, como o VR 360 – experiência no metaverso.
“Nossa sociedade está cada vez mais conectada”, pontua a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “Essa iniciativa busca proporcionar novas experiências, agregando melhores valores e inserindo os nossos alunos dos COPs no mundo dos jogos eletrônicos, democratizando o acesso de novas tecnologias voltadas ao esporte.”
O projeto contará com jogos online e ainda um campeonato do jogo Free Fire do qual participarão 360 alunos dos COPs.
Confira, abaixo, as datas e os locais dos jogos:
→ Sexta e sábado (28 e 29) – Riacho Fundo
→ 4 e 5/11 – Samambaia
→ 18 e 19/11 – Recanto das Emas
→ 25 e 26/11 – Santa Maria
→ 2 e 3/12 – Brazlândia
→ 9 e 10/12 – Setor O
→ 20 e 21/1/2023 – Planaltina
→ 27 e 28/1/2023 – Sobradinho
→ 3 e 4/2 – São Sebastião
→ 10 e 11/2 – Estrutural
(Agência Brasília)
Foto: Divulgação/SEL-DF