• 27 de novembro de 2025

Após 12 anos fechado, Ibaneis entrega Autódromo de Brasília e lembra que “muita coisa estava fechada quando nós chegamos”

Após quase 12 anos fechado, o Autódromo Internacional de Brasília – Nelson Piquet volta a ser um dos principais espaços esportivos e culturais da capital. Totalmente revitalizado após uma ampla reforma estrutural financiada com R$ 60 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), o complexo foi reinaugurado na manhã desta quinta-feira (27), em cerimônia conduzida pelo governador Ibaneis Rocha.

Retomada de equipamentos históricos no DF

A entrega marca mais um capítulo da estratégia do GDF de recuperar equipamentos públicos que estavam abandonados há anos. Desde 2019, diversas unidades culturais e esportivas voltaram à ativa, como o Museu de Arte de Brasília (MAB), a Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro, e a Casa de Chá.

“Brasília passou por um período de seca política, e muita coisa estava fechada quando nós chegamos: Teatro Nacional fechado, MAB fechado, autódromo fechado, Piscina com Ondas fechada. Mas, graças a Deus, as portas se abriram. E agora, com o Autódromo Nelson Piquet, trazemos novamente o fortalecimento do turismo para a cidade”, afirmou Ibaneis.

Potencial esportivo, turístico e econômico

Com a reabertura, o autódromo retoma seu papel histórico como sede do automobilismo e motociclismo brasileiro. O circuito possui 5.384 metros, o maior do país em extensão, distribuídos em seis traçados, duas variantes e 16 curvas.

A revitalização reforça a vocação multiúso do complexo, concebido em 1974 para receber eventos esportivos, culturais e de lazer.

“A reabertura do Autódromo Internacional é uma entrega histórica que cumpre nosso compromisso com o esporte e a economia de Brasília”, destacou a vice-governadora Celina Leão. “Com a infraestrutura revitalizada, recolocamos Brasília no mapa do automobilismo nacional e internacional.”

Ibaneis antecipou que há mais de 50 pedidos de eventos e corridas já protocolados. “Teremos provas quase todos os finais de semana ao longo do ano”, disse.

Pilotos celebram a volta da pista brasiliense

O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovanni Guerra, entregou o termo de homologação da pista ao governador e elogiou a estrutura:

“Hoje somos 15 mil pilotos brasileiros, e todos tiram o chapéu para vocês. Isso aqui é nosso troféu.”

O presidente da Vicar, Lincoln Oliveira, organizadora da Stock Car, ressaltou o impacto da reabertura: “Voltamos a ter no calendário um autódromo importante, relevante e agora o maior do Brasil, com padrão internacional.”

O tricampeão Nelson Piquet também comemorou: “É uma felicidade muito grande. O Autódromo de Brasília é essencial para o automobilismo brasileiro.”

O piloto brasiliense Enzo Elias, que briga pelo título da Stock Car, fará sua estreia na pista neste fim de semana: “Dá um arrepio na pele de ver isso na minha cidade.”

Uma pista completamente renovada

Embora mantenha as características originais do projeto do DER-DF, a reforma trouxe avanços significativos:

  • 20 cm de gap graded no pavimento, garantindo aderência, drenagem e durabilidade de até 20 anos

  • 13 áreas de escape

  • 10 mil metros de guard rails

  • 40 mil metros de caixas de brita

  • 90 mil pneus de proteção

As próximas etapas da obra — boxes, kartódromo, centro médico e Racing Center — devem elevar o investimento total para R$ 100 milhões.

Stock Car inaugura a nova era do autódromo

A reinauguração também marca o retorno da Stock Car a Brasília, após 11 anos. A 11ª etapa da temporada 2025 terá dois dias de treinos e corridas, com programação gratuita para mais de 30 mil pessoas por dia.

Os ingressos foram distribuídos em parceria entre o GDF, BRB e Vicar.

Programação oficial

Sábado (29)

  • 10h – Stock Light – Classificação

  • 10h40 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação

  • 12h10 – Stock Light – Corrida 1 (25 min + 1 volta)

  • 15h40 – BRB Stock Car Pro Series – Sprint (30 min + 1 volta)

Domingo (30)

  • 10h50 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up

  • 11h40 – Stock Light – Corrida 2 (20 min + 1 volta)

  • 12h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 min + 1 volta)

  • 15h30 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 min + 1 volta)

A etapa definirá os finalistas da temporada e o campeão da Stock Light, que garantirá vaga na Stock Car em 2026.

Com informações da Agência Brasília

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Banco Central confirma Nelson de Souza na presidência do BRB

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.