O 4º Festival de Inverno do Sesc-DF reuniu mais de 45 mil pessoas no último fim de semana (25 e 26 de julho), no estacionamento 11 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, em Brasília. O público recorde fez desta a maior edição do evento, consolidando o festival como um dos principais encontros culturais gratuitos do Distrito Federal.
Em uma área de 121 mil metros quadrados, o festival contou com cinco palcos, biblioteca itinerante, área infantil, espaço de bem-estar, praça de alimentação e centro de compras. A programação reuniu mais de 40 atrações, entre elas BaianaSystem, Céu, Mundo Livre S/A, Claudete King, Tássia Reis e Vanguart. Mais de mil trabalhadores participaram da realização do evento.
“O sucesso está em ver a cultura chegar a todos. Tivemos crianças, jovens, adultos e idosos vivendo momentos de encontro, compartilhamento e alegria de forma gratuita”, afirmou a diretora de Programas Sociais do Sesc-DF, Cíntia Gontijo.
Para o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, democratizar o acesso à arte e à cultura é uma forma de promover desenvolvimento social e qualidade de vida.
“O Sesc tem como um de seus propósitos a democratização do acesso à cultura e à arte, pois é dessa forma que se promove o desenvolvimento social. Arte e cultura não são privilégio, mas um direito essencial que amplia a nossa qualidade de vida e fortalece nossa identidade e autonomia”, destacou.

A importância das atividades culturais também é apontada pela 6ª edição da pesquisa Hábitos Culturais, do Datafolha. O levantamento mostra que 59% dos entrevistados afirmaram que participar de atividades culturais reduz o estresse e a ansiedade, enquanto 57% perceberam diminuição da tristeza e 56% relataram menos sensação de solidão.
O fundador da banda Mundo Livre S/A, Fred Zero Quatro, destacou o papel dos eventos culturais na convivência coletiva. “Cada vez mais a sociedade precisa sair das telas e voltar a viver experiências de comunidade e ocupação dos espaços públicos”, afirmou.
Programação continua
A agenda cultural do Sesc-DF segue ao longo do ano. Na próxima quinta-feira (30) será aberta a 24ª edição do Sesc Festclown, considerado o maior festival de arte circense da América Latina, no Sesc Cultural (511 Norte).
Nos dias 15 e 16 de agosto, o Setor Comercial Sul recebe a Virada Cultural, com mais de 30 horas de apresentações musicais. Já em 29 de agosto, Ceilândia será palco de mais uma edição do Sesc + Rap. Entre 18 e 20 de setembro, o Sesc + Rabiscão reunirá mais de 150 artistas gráficos no Sesc Cultural.
Com recorde de público e programação gratuita, o Festival de Inverno do Sesc-DF reforça o compromisso da instituição com a democratização do acesso à cultura e consolida Brasília como referência na realização de grandes eventos culturais.
Foto: Divulgação/Sesc-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.











