A segunda edição do Festival da Cachaça de Brasília trará uma ótima oportunidade para quem pretende desvendar o universo do aguardente brasileiro. O evento, que acontece até 1º de junho na Arena BRB Nilson Nelson, contará com uma série de palestras, rodadas de negócios e debates sobre a produção, o mercado e o valor cultural da bebida. Grandes nomes do segmento compartilharão suas experiências, técnicas e visões de negócios com o público, oferecendo um panorama aprofundado sobre toda a cadeia da cachaça.
Entre as palestras, estarão temas como o mercado do destilado no Brasil, técnicas para preparar drinks e utilizar a cachaça na gastronomia, além de conteúdos como “Como Valorizar a Cachaça no Mercado Brasileiro” e “Drinks, Técnicas e Carreira”.
Considerada a bebida mais tradicional do país, a cachaça tem ganhado diversidade no mercado e apresentado produtos com qualidade reconhecida internacionalmente. Em Brasília, a produção cresceu 35% desde a primeira edição do festival, em 2024. Neste ano, o evento reúne mais de 600 rótulos, de 88 expositores. Ao todo, serão mais de 2 mil metros quadrados de área destinados à cultura da bebida mais tradicional do país.
A diretora do Instituto Brasileiro de Integração (IBI) e organizadora do evento, Edilane Oliveira, explica que o grande objetivo do festival é apresentar ao brasiliense o mercado da cachaça, sua importância para a economia nacional e desmistificar o estigma, muitas vezes pejorativo, relacionado à bebida.
“As palestras são uma forma de valorizar e difundir o conhecimento sobre a cachaça, desde a produção até o uso na gastronomia e na coquetelaria. Reunimos grandes nomes do setor justamente para mostrar a riqueza e o potencial desse mercado, além de estimular o público a enxergar a bebida como um símbolo de identidade e inovação brasileira”, afirma Edilane Oliveira, organizadora do evento.
No Brasil, conforme dados do Anuário da Cachaça 2024, a bebida bateu recorde de exportações no ano passado, ultrapassando os US$ 20 milhões (mais de R$ 123 milhões), um aumento de 0,7% em relação a 2023.
Organização
O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração (IBI), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET). O Festival da Cachaça de Brasília tem apoio do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), da Associação Nacional da Cachaça de Alambique (ANPAQ), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do SENAC-DF. O Correio Braziliense e o portal Metrópoles são parceiros de mídia.
Entre as entidades participantes, estão o Instituto Brasiliense da Cachaça de Alambique (Cachaças de Brasília), a Associação do Cerrado Mineiro (CaCem), a Associação dos Produtores de Cachaça de Areia – PB (APCA), a Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (APAR), a Associação dos Produtores Artesanais Cachaça Salinas (APACS) e a Associação Goiana de Produtores de Cachaça de Alambique (AGOPCAL).
Palestras
31/05
12h30 – Do Norte ao Sul: A Riqueza dos Sabores na Produção de Cachaça (Podcast)
14h00 – Entre Amigos e Cachaça: O Papel das Confrarias na Cultura do Destilado (Mesa-redonda)
15h00 – Madeiras que Transformam: A Valorização da Cachaça Brasileira (Podcast)
16h15 – Cachaça Legal: Produção e Legislação no Mercado Brasileiro (Podcast)
17h30 – Como Valorizar a Cachaça no Mercado Brasileiro (Oficina)
18h30 – Negócios que Brindam Resultados: Cachaça, Licores e Bebidas Mistas (Palestra)
19h15 – Cachaça Classic – Edição Brasília (Oficina)
01/06
12h30 – Exportação de Cachaça: Conectando o Sabor Brasileiro ao Mundo (Podcast)
13h45 – Fraude no Copo: A História da Cachaça Havana Falsa (Podcast)
15h30 – Degustação de Cachaça: Descubra os Sabores e Aromas da Bebida Brasileira (Oficina)
17h00 – 2ª Edição do Festival da Cachaça de Brasília: Destaques e Emoções (Podcast)
Serviço | Festival da Cachaça de Brasília
Data: 28 de maio a 1º de junho
Horário: 12h30 às 23h
Local: Estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson
Entrada: Gratuita
Classificação: 18 anos
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.