O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) deu início, nesta quarta (21), ao procedimento de preparação das urnas que serão utilizadas nas Eleições deste ano. O processo de carga e lacração das urnas consiste na inserção das mídias com os dados dos eleitores e dos candidatos nos dispositivos e posterior aposição de lacres assinados por juízes que atestam a integridade das 6.748 urnas que serão utilizadas no Distrito Federal.
O presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, explicou a sistemática da preparação, apresentou o número de candidatos do Distrito Federal por cargo e destacou que “esse momento é muito importante para a Justiça Eleitoral porque nós estamos preparando essas urnas para o dia das Eleições. E, após a instalação das mídias, nós colocaremos um lacre em cada urna, assinado pelo juiz da Zona Eleitoral que constatará a integridade, a segurança, a confiabilidade da urna eletrônica.”
Acerca da segurança no dia do pleito, o desembargador destacou que quase 12 mil policiais trabalharão na segurança dos 610 locais de votação do Distrito Federal, para a proteção de aproximadamente 34 mil mesários, com o apoio de quase duzentos magistrados e duzentos promotores de Justiça. E concluiu: “O Distrito Federal vai dar o exemplo de segurança e a população pode ficar tranquila”.
O vice-presidente e corregedor do TRE-DF, Desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, falou sobre as medidas tomadas pela Corte a fim de garantir a segurança de todos no pleito.
“Faremos tudo para que o eleitor possa exercer o seu direito com tranquilidade. As forças de segurança estão preparadas, os agentes da Corregedoria estão treinados. Todos para assegurar o direito sagrado do voto. É crime eleitoral tentar embaraçar, impedir o eleitor em condições legais de comparecer para exercer o seu direito.” A respeito da presença de observadores eleitorais, o desembargador afirmou: “As nossas eleições repercutem no plano internacional. Temos realizado reuniões com observadores internacionais. Somos uma grande democracia no cenário mundial. Assim, estamos sendo observados em muitos rincões, muitos lugares do planeta”, acentuou.
Preparação das urnas
O Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), Andrey Bernardes, levantou aspectos técnicos do procedimento e afirmou que, diariamente, serão preparadas cerca de mil urnas. Ele explicou que “no final de semana passado nós geramos as mídias, que estão em pequenos kits, e serão distribuídos para cada técnico responsável por cada local de votação. Após a carga, as urnas são testadas e recebem um lacre oficial em todos os principais compartimentos da urna.”
Aberto ao público, o procedimento de preparação de urnas acontece de hoje até o dia 28 de setembro, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Endereço: SGON, Quadra 1, Lotes 40/50/60 – Setor de Garagens Oficiais). Com a finalidade de assegurar a transparência, foram convocados para a cerimônia o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os Partidos Políticos, as Federações de Partidos e as Coligações.
As cerimônias são presididas pelos (as) Juízes (as) Eleitorais, auxiliados (as) pelos(as) servidores(as) dos Cartórios e contarão com o apoio dos(as) servidores(as) da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e também dos(as) auxiliares(as) de eleição.
Finalizada a carga, será realizado o procedimento de verificação de 3% das urnas, em atendimento à Resolução TSE 23.673/2021, que dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. Para saber mais sobre Auditoria da Votação Eletrônica, clique aqui.
Com informações do TRE-DF
Foto: Divulgação/Ascom-TRE-DF