Confirmando os números de outras sondagens realizadas junto ao eleitor brasiliense, a pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) ao Instituto Iveritas, divulgada na manhã desta terça (19), aponta que Ibaneis Rocha, do MDB, está na frente de seus adversários. O emedebista pontua com 41% das intenções de voto.
De acordo com o Iveritas, na pesquisa estimulada, situação em que o eleitor é submetido a uma lista de pré-candidatos, Ibaneis aparece acima dos 40 pontos e o segundo colocado, o ex-governador Arruda, do PL, marca 20,6%. O senador Reguffe, do União Brasil, registra 9,5%. Leila do Vôlei, do PDT, 8%. Leandro Grass, do PV, 2%. Keka Bagno, do PSol, 1,3%. Os demais concorrentes não atingiram um ponto percentual.
Num outro cenário simulado pelo instituto, no qual Reguffe sai da disputa, Ibaneis vai a 41,7% e Arruda chega a 21,4%. Já sem Arruda concorrendo, o emedebista ultrapassa a casa dos 45% e pode inclusive ganhar já no primeiro turno, pois a soma dos números dos demais adversários indica que eles não alcançam Ibaneis Rocha.
Ibaneis ganha de todos no 2º turno
O instituto realizou também simulações de eventuais confrontos de 2º turno. Em todas elas, o governador Ibaneis derrota seus adversários. Num provável embate entre ele e Arruda, Ibaneis chega a 49% contra 29,5%. Se o oponente for Reguffe, o emedebista vai a 49,9% e o senador, 23,4%.
Em outros cenários de 2º turno, quando o nome de Ibaneis é confrontado contra a deputada Paula Belmonte, do Cidadania, Leila do Vôlei e Leandro Grass, o atual governador surge com mais de 50%.
Diante dos dados apresentados pelo Iveritas, Ibaneis Rocha está consolidado na frente. Resta saber quem realmente vai enfrentá-lo nas urnas em outubro, tendo em vista que o ex-governador Arruda está amarrado a uma decisão do STF para poder concorrer e o senador Reguffe ainda murmura pela quatro cantos do DF alegando que forças ocultas estão trabalhando para tirá-lo da disputa ao Buriti.
O levantamento do Iveritas foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número DF-01748/2022.
Foto: Reprodução/Google Imagens