• 7 de maio de 2024

ELEIÇÕES 2022 | Fraga desiste de Reguffe e do União e pede guarida no PL que apoia Ibaneis e Bolsonaro

Isolado politicamente dentro do União Brasil, o ex-deputado Alberto Fraga decidiu deixar a legenda recém-criada e pedir guarida no PL, partido que terá Jair Bolsonaro como candidato a presidente da República e apoia a candidatura de reeleição do emedebista Ibaneis Rocha ao GDF, seus dois algozes.

Nos bastidores, Fraga vinha tentando se cacifar para ficar com o comando do União Brasil no DF. No entanto, o último presidente do extinto DEM no DF não teve força suficiente para reverter uma decisão que fora acordada durante as tratativas de fusão do seu antigo partido com o PSL.

Desde que foi anunciada a criação do União, o ex-deputado PM dizia que ele seria o primeiro presidente da sigla na capital federal. Porém, como revelado pela coluna O Fino da Política, Manoel Arruda, que era o então presidente do PSL-DF, assumiria a direção do novo partido.

A ida de Fraga para o PL gerou um enorme tititi nos bastidores. O ex-dirigente ao longo dos últimos meses dizia que não apoiaria Jair Bolsonaro para a presidência e nem Ibaneis Rocha para o GDF.

O coronel da reserva da PMDF estava se apresentando como opositor aos dois e apoiador incondicional do senador Reguffe, do Podemos, que, segundo fontes, ainda está pensando a qual cargo concorrer neste ano.

Resta agora saber como vai ficar a posição de Fraga em relação a Bolsonaro e Ibaneis. Fontes próximas a cúpula do partido disseram ao Expressão Brasiliense que no PL o presidente Valdemar Costa Neto já avisou que no DF é todo mundo Jair Bolsonaro para presidente, Ibaneis Rocha para governador e Flávia Arruda para o Senado. Ou seja, se quiser guarida na legenda, vai ter que calçar as sandálias da humilde, o que é bem difícil, e ajudar na campanha daqueles que ele tanto criticou e atacou. Ou, caso não queira, só lhe resta pendurar as chuteiras.

Foto: Reprodução/Google Imagens

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

MAIS ESCOLAS | Governo Ibaneis abre licitação para construir mais dez unidades de ensino no DF

Read Next

WI-FI SOCIAL | Riacho Fundo II terá acesso público e gratuito à internet