• 24 de novembro de 2024

ELEIÇÕES 2022 | Às vésperas da votação, Ibaneis é vítima de fake news e polícia investiga participação de Fábio Simão, assessor de campanha de PO

A dois dias do primeiro turno das eleições, o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, que concorre à reeleição, foi vítima de fake news. Um dos principais suspeitos de comandar a farsa é Fábio Simão, assessor do candidato ao GDF pelo PSD, Paulo Octávio, que também é presidente do Patriota.

A Polícia Federal, a Polícia Civil do DF, o Ministério Público Eleitoral, o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram acionados e estão em busca de confirmar as suspeitas sobre quem agiu de forma tão baixa e sorrateira contra o candidato emedebista.

Fábio Simão é um dos protagonistas do maior escândalo de corrupção da política do Distrito Federal, a Caixa de Pandora. Não é à toa que ele está trabalhando para PO, que na época era vice-governador quando a PF deflagrou a operação e Simão ocupava o cargo de chefe de gabinete da Governadoria.

A fake news propagada nesta sexta (30) é um repeteco de uma chantagem que foi desmascarada nas eleições de 2018. No pleito anterior, esses mesmos atores que estão na mira da polícia e do Judiciário tentaram usar a mesma estratégia. Naquela ocasião, Fábio Simão estava entre os interlocutores com o tal ator contratado para difamar a honra do então candidato ao GDF, Ibaneis Rocha, porém, quando a farsa foi descoberta, ele correu com medo de ir para a cadeia.

Passados quatro anos, Simão e sua turma refizeram o vídeo com o mesmo farsante dando um depoimento dizendo que teve uma relação homoafetiva com Ibaneis Rocha e despejaram o conteúdo nas redes sociais. Segundo investigações preliminares, o ator já foi identificado e a polícia agora quer saber quem foi o responsável por pagar e produzir o vídeo.

Participação dos Belmontes

Fontes afirmam que o vídeo foi amplamente divulgado por seguidores da deputado federal e candidata a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), esposa do empresário e advogado Luiz Felipe Belmonte.

Luiz Felipe é vice na chapa do candidato ao GDF, Paulo Octávio. Um dos mais atuantes na divulgação do vídeo fake seria o próprio acusador, Luiz Fernando Alves da Cunha, de 32 anos. Ele é alvo de inquérito policial por práticas de crimes de estelionato e associação criminosa.

Segundo fontes, as forças policiais estão trabalhando para chegar aos culpados e mandados de prisão podem ser emitidos a qualquer momento.

Posição de Ibaneis

A coligação Unidos pelo DF divulgou nota no meio da tarde sobre a trama contra seu candidato ao GDF. No texto, a chapa destaca que essa a campanha está sendo a “mais suja e desrespeitosa” da história política do DF.

A nota encerra com a mensagem de que o grupo de Ibaneis vai “continuar trabalhando todos os dias pela população do DF.

Veja abaixo a íntegra da nota:

Foto: Reprodução/Google Imagens

Read Previous

TRABALHO REALIZADO | Na reta final das eleições, Alan Valim aponta entregas em Sao Sebastião

Read Next

ELEIÇÕES 2022 | Cabos eleitorais de PO e Belmonte denunciam calote nas redes sociais