• 2 de maio de 2024

ELEIÇÕES 2022 | Adversários de Ibaneis se unem para atacar BRB para fazer média com jornal falido e TV de Paulo Octávio

O que era para ser um confronto de ideias e propostas, acabou se tornando num campo de batalha onde o alvo era um só: Ibaneis Rocha. Foi o que aconteceu no debate promovido pelo Correio Braziliense e TV Brasília, na noite de quinta (18), com os candidatos ao GDF. Como o atual governador não compareceu, os outros seis postulantes convidados decidiram atacar a gestão do emedebista e o BRB.

Como Ibaneis está disparado na frente de seus oponentes nas pesquisas realizadas junto ao eleitorado, com certeza, é natural que eles tentem desconstruir a imagem e a reputação do então candidato à reeleição.

No entanto, à medida que o debate ia passando, os candidatos não tiveram como esconder o que foram fazer no estúdio da TV Brasília, que aliás pertence a um dos postulantes ao GDF, o empresário multimilionário, Paulo Octávio. Todos eles dispararam ataques ao BRB. Quer saber o porquê?

Dívida milionária

Ao longo dos anos, o grupo que administra o veículo de comunicação foi contraindo empréstimos junto ao BRB na tentativa de salvar sua pele e se manter no mercado, mas nunca se prontificou a pagar. A dívida foi só aumentando e os antecessores de Ibaneis Rocha fingiram que não sabiam de nada para que pudesse ter as bençãos do jornal e não ter suas gestões criticadas.

Ao assumir o GDF, Ibaneis Rocha recebeu um banco que era manchetes nas páginas policiais dos jornais, sites e portais de notícias de todo o País diante de tanta falcatrua que era praticada por seus dirigentes, indicados por representantes desses grupos que hoje tanto o atacam.

Como a atual direção da instituição, comandada pelo economista Paulo Henrique Costa, deu um choque de gestão no banco, a dívida do Correio não caiu no esquecimento e foi cobrada. A partir daí, iniciaram-se os ataques por meio de matérias negativas com o objetivo de desqualificar o BRB. Mas, a estratégia não deu certo.

Ataque orquestrado

O tal debate na TV Brasília de PO com o Correio ganhou ares de revanche contra o atual governo. Ibaneis Rocha era atacado a todo instante. Nem parecia que os candidatos estavam ali para apresentar seus projetos e expor suas opiniões.

Quem assistiu ao trágico espetáculo circense tem a plena convicção que ali estava um grupo de defensores de uma dívida que chega aos R$ 400 milhões e que eles querem que o BRB anistie. Como pode esses candidatos querer defender quem assaltou os cofres públicos para enriquecer uma casta de investidores que nem em Brasília moram?

Aliás, é compreensível que PO defenda a anistia da dívida, pois sua TV Brasília é parceira do jornal e com certeza a emissora tem seu quinhão nesses milhões devidos ao povo brasiliense. Agora, os demais candidatos atacaram o BRB para cair nas graças do grupo que administra o Correio.

Socorreu milhares de famílias

Ninguém em sã consciência tenta acabar com a credibilidade de uma instituição que salvou os negócios de milhares de empresários e matou a fome de milhares de famílias carentes do Distrito Federal durante a Pandemia.

A atual gestão do BRB devolveu para o DF uma instituição que era orgulho de cada cidadão brasiliense e deixou de ser um banco que funcionava para favorecer carteis ou grupos de políticos com o dinheiro de seus clientes, e do seu maior acionista, o povo da capital do País.

Tomara que no próximo debate, esses candidatos deixem de orquestrar ataques e apresentem suas propostas, pois se continuarem nessa toada, Ibaneis Rocha, que não caiu na arapuca armada por PO e os demais candidatos, vai liquidar a fatura ainda no 1º turno. Hoje em dia não tem mais eleitor bobo que compra a história da carochinha, muito menos dos seis patetas.

Foto: Reprodução/Correio Braziliense

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

DIA ‘D’ DA MULTIVACINAÇÃO | DF terá 90 locais de vacinação funcionando no sábado (20)

Read Next

PRESTANDO CONTAS | Ibaneis visita o Núcleo Bandeirante e a Candangolândia