O ditado que diz que o mundo é dos espertos não deve valer para a deputada Lêda Borges (PSDB-GO). Candidata a prefeita de Valparaíso de Goiás, a parlamentar quis dar uma de espertalhona e se deu mal. Na última sexta (06), o Ministério Público Eleitoral de Goiás (MPE-GO) encaminhou parecer à juíza responsável pela 33ª zona eleitoral (Valparaíso) solicitando que Lêda deixe de usar o jingle (música) de campanha que é apontado como plágio do material utilizado pela ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, em 2018.
Veja também
VALPARAÍSO DE GOIÁS | Lêda Borges é acusada de plagiar jingle de filha de Sarney
Um dos compositores do jingle, Rezende Júnior divulgou um vídeo na internet dias atrás reclamando que a deputada se apropriou de seu trabalho e de seu parceiro musical sem o consentimento deles. O autor diz que “ninguém pode usar essa música sem nos pagar”. Segundo Rezende Jr., ele procurou os advogados da deputada, mas não obteve resultado.
Veja o depoimento do autor do jingle
No parecer do promotor Diego Campos Salgado Braga, ele considerou que a suspensão do uso da música “se mostra medida necessária para preservar a lisura do pleito eleitoral e fazer cessar a conduta ilegal”.
O membro do MP Eleitoral ressalta ainda que Lêda Borges e sua coligação “não respeitaram os direitos presentes no ordenamento jurídico brasileiro, uma vez que se utilizaram de jingle evidentemente plagiado como propaganda política”. Em outras palavras, a deputada cometeu um crime eleitoral ao fazer uso do jingle sem autorização legal.
A assessoria da deputada foi procurada, mas até o momento não conseguimos contato. O espaço está aberto para manifestações.
Clique aqui e acesse o parecer do Ministério Público Eleitoral de Goiás
Da Redação