• 22 de novembro de 2024

TÚNEL DE TAGUATINGA | GDF assina nesta terça-feira (14) a ordem de serviço para iniciar as obras

Já não é de hoje que os motoristas que passam pelo centro de Taguatinga reivindicam uma solução para os incansáveis congestionamentos que se formam na região. Pensando em sanar o problema, o governo do Distrito Federal irá assinar, nesta terça-feira (14), a ordem de serviço para a construção do túnel de Taguatinga. A solenidade está prevista para às 15h, na Praça do Relógio.

A região central de Taguatinga será inteiramente remodelada a partir da construção do túnel e do boulevard que vai cruzar a cidade, transferindo todo o trânsito de passagem para Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente.

O túnel de Taguatinga faz parte do chamado Corredor Eixo Oeste, principal projeto viário para a região sul do Distrito Federal, e que incluiu o alargamento do viaduto da EPCT com a EPTG – que será inaugurado no final de janeiro –, a revitalização completa da avenida Hélio Prates e a construção do Viaduto da Estrada Parque Indústria Gráficas (EPIG), entre o Sudoeste e Parque da Cidade.

Mais de 1 km de extensão em obra que envolve 8 mil toneladas de aço, 90 mil m³ de concreto e 200 mil m³ de terra movimentada

O túnel terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido. O investimento é de R$ 275 milhões, com recursos provenientes de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal. A previsão é de que a obra seja concluída em 24 meses, com execução sob responsabilidade do consórcio Novo Túnel.

Boulevard Taguatinga

Se por um lado o túnel irá desafogar o trânsito para os mais de 135 mil veículos que circulam pela região, por outro a atual Avenida Central se transformará em um boulevard arborizado que oferecerá uma paisagem inteiramente diferente para a população, com foco nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão revitalizadas e os estacionamentos ampliados.

O fluxo de veículos na avenida concentrará veículos do transporte público, como o BRT, e de moradores e pessoas interessadas em usufruir da região central da cidade. A previsão é de que Taguatinga ganhe um centro ainda mais vibrante e mais moderno, com consequente valorização imobiliária e comercial.

Da Redação do Expressão Brasiliense com informações adaptadas da Agência Brasília.

Read Previous

TEM QUE CAIR NAS BOMBAS | Petrobras reduz preço da gasolina e diesel nas refinarias

Read Next

NOVO VALOR | Bolsonaro deve autorizar aumento do salário mínimo para R$ 1.045