• 28 de março de 2024

PROJETO MARMITA SOLIDÁRIA | Mais de 27 mil marmitas já foram distribuídas por ação social de maçons da Grande Loja Maçônica do DF

A Maçonaria sempre foi uma instituição que se faz presente nos principais fatos e momentos históricos do mundo, durante a pandemia do coronavírus, não poderia ser diferente. Idealizado por três maçons, o projeto social Marmita Solidária distribui 1,4 mil marmitas para 21 entidades carentes do Distrito Federal e Região do Entorno todos os sábados desde o dia 1º de maio deste ano. A ação é um exemplo de contribuição da Maçonaria para a humanidade. O projeto reúne os maçons e seus familiares, juntamente com amigos e voluntários, que ajudam na montagem e distribuição das marmitas.

Leia mais

APÓS DECISÃO DO STJ | Ministério da Saúde repassa dinheiro para família de Kyara Lis adquirir o remédio mais caro do mundo

O projeto Marmita Solidária é fruto do trabalho em conjunto de duas lojas maçônicas: Alvorada nº 1 (representada pelo venerável Cleiton Amaury da Cruz Dias) e Paulo Fernandes Silveira nº 39 (representada pelo venerável Carlos Roberto Figueiredo Júnior), em parceria com a Grande Loja Maçônica do Distrito Federal. O projeto é todo desenvolvido por meio de doações e contribuições dos obreiros da ordem, amigos e empresas. “O nosso grande parceiro hoje é a Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, através do nosso Grão-Mestre Armando Assumpção, que é um parceiro do projeto Marmita Solidária e tem nos ajudado a mantê-lo. Mas, já recebemos o apoio do GDF para realizar essa ação”, observou Wanderley Lima, que é um dos idealizadores da ação.

Grupo de maçons, familiares e amigos do Projeto Marmita Solidária. Foto: Arquivo/Divulgação Pessoal

Wanderley conta que o Marmita Solidária nasceu a partir da força de vontade dele e os outros dois irmãos em querer ajudar o próximo nesse período da pandemia. Eles convidaram alguns irmãos maçons, suas famílias e amigos para participar do projeto e deram início a esse trabalho social.

Na primeira vez, o projeto Marmita Solidária distribuiu 100 refeições. Hoje, essa quantidade ultrapassou a casa das 1,4 mil marmitas e caminha para chegar a 2 mil. Como todo trabalho em prol de ajudar a sociedade é capaz de mobilizar muitas pessoas, a equipe do projeto cresceu tendo em vista o sucesso da ação social. Aos sábados, na Loja Alvorada nº 1, a primeira instalada no Distrito Federal, os maçons se reúnem para montar as marmitas que serão entregues para 21 instituições e organizações sociais.

“A ideia tomou força e vigor. Na primeira vez, distribuímos 100 marmitas. Hoje, estamos distribuindo todo o sábado, de 1.400 a 1450 marmitas. Esse trabalho é feito para atender as pessoas mais carentes”, aponta Wanderley Lima.

ALEGRIA EM AJUDAR O PRÓXIMO

No último sábado (17), acompanhamos de perto o trabalho realizado pelos irmãos. Antes de iniciar a montagem das marmitas, eles fazem uma oração e agradecem uns aos outros pelo simples gesto de se dedicar a ajudar e contribuir com o próximo. O momento é muito simbólico já que as pessoas que vão receber as refeições são de entidades que atendem crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e famílias carentes do DF e Entorno. A comida começa a ser preparada pela manhã e tem o acompanhamento de duas nutricionistas. Assim que começam a montar as marmitas, a alegria toma conta do lugar. A cada 50 marmitas montadas e separadas para entrega, os maçons e quem está no local comemoram.

“Os nossos alimentos são fresquinhos e seguimos as normas sanitárias para que a comida tenha o máximo de qualidade. Na hora que montamos as marmitas, estamos todos equipados com luva, touca, cantando e fazendo esse trabalho com muita alegria. O objetivo maior é levar um pouco de dignidade a quem mais precisa”, enfatiza Wanderley Lima. Ele acrescenta que “é um trabalho difícil, árduo, mas, as pessoas têm entendido a importância desse projeto”.

Para contribuir com o projeto Marmita Solidária, os interessados devem entrar em contato pelo 61 99605-2731.

Conheça mais sobre o projeto, acessando o link do Instagram

Expressão Brasiliense

Read Previous

INDICAÇÃO APROVADA PARA O STF | Kassio Nunes passa pelo crivo dos senadores

Read Next

MELHOR CAMPANHA DA 1ª FASE | Palmeiras vence o Tigre e avança na Libertadores