• 19 de abril de 2021

PARA GARANTIR O ABASTECIMENTO | Caesb investe mais de R$ 16 milhões na reforma de reservatórios em 4 cidades

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está reformando os reservatórios de água potável de Brazlândia, do Parque da Cidade, do Gama e de Santa Maria. Juntos, eles abastecem 350 mil habitantes. Com investimentos que chegam a R$ 16.505.836,37, a Companhia vai garantir uma vida útil de mais 30 anos para esses equipamentos, além de reduzir custos com limpeza e manutenção.

Veja também

FLEXIBILIZAÇÃO COM MONITORAMENTO | GDF vai continuar cobrando e fiscalizando cumprimento de regras e protocolos de segurança sanitária

Nas obras de reparo, estão sendo sanados problemas encontrados nas estruturas dos reservatórios, como corrosões, obstruções das juntas de dilatação, irregularidades nas placas das estruturas e fissuras. A Caesb também está fazendo toda a impermeabilização dos reservatórios.

Leia também  APÓS O SUSTO | Ibaneis Rocha tem quadro estável após cirurgia de emergência

O mais antigo reservatório, o do Parque da Cidade, tem 61 anos e capacidade de armazenamento de 60 mil m³, divididos em quatro câmaras. Ele é responsável por abastecer 100 mil pessoas, entre elas os moradores da região central de Brasília (Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Octogonal e Cruzeiro) e parte do Lago Sul.

Já o de Brazlândia, com 36 anos, possui três câmaras, cada uma com capacidade de 1 mil m³ de água. Ele atende toda a população de Brazlândia, um total de 45 mil habitantes. O do Gama, com 39 anos, armazena 10 mil m³. Com ele, é possível garantir o abastecimento de 50 mil moradores da região.

Leia também  RIACHO II SEM ÁGUA | Caesb fará melhorias na quinta (14), das 8h às 18h, na rede de abastecimento da região

Outro reservatório que está passando por manutenção é o de Santa Maria, o mais novo deles, com 25 anos, e responsável por atender 110 mil pessoas com 14 mil m³ de água.

Os quatro reservatórios foram construídos com estrutura em concreto armado. As obras começaram em março de 2020 e devem ser concluídas no próximo mês. Segundo o coordenador regional da Superintendência de Obras da Caesb, Felipe Paiva, ao longo desse período, nenhum cliente ficou desabastecido.

Leia também  MAIS AGILIDADE | Cartão do passe livre estudantil poderá ser feito pela internet

“Todos os reservatórios possuem mais de uma câmara. Então, elas eram isoladas, revitalizadas e colocadas em operação após a conclusão de cada trabalho. Para tudo funcionar perfeitamente, temos três grandes áreas da Companhia envolvidas nesse trabalho. Vamos entregar quatro reservatórios completamente revitalizados à população”, resume Felipe Paiva.

(Ascom/Caesb)

Foto: Divulgação/Ascom-Caesb

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

ATÉ 15 DE ABRIL | Portugal prorroga suspensão de voos da Grã-Bretanha e do Brasil

Read Next

ATENDIMENTO AOS CLIENTES | Agências do BRB passam a ter novo horário de funcionamento a partir de terça (30)