Na noite desta quarta-feira (2), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar, realizou a Operação Ressaca, em Taguatinga. A ação, que tem o objetivo de retirar de circulação condutores que representam risco à segurança no trânsito, resultou na abordagem de 260 motoristas e na realização de 230 testes de etilômetro.
A ação ocorreu na Via M4, altura da QNM 34, nas proximidades de um evento que reunia muitos veículos e som alto. Durante a operação, os agentes de trânsito flagraram 25 veículos rebaixados e os motoristas foram autuados por conduzir veículo com característica alterada. Os agentes registraram ainda 15 autuações por escapamento alterado e cinco por sistema de iluminação modificado.
As equipes de fiscalização autuaram ainda 12 condutores por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, seis inabilitados, cinco com a CNH vencida há mais de 30 dias, dois por exibição de manobra perigosa e 40 por infrações diversas. Durante a ação, 12 veículos foram recolhidos ao depósito e um GM Corsa clonado foi recuperado.
O coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da Região Oeste, Wesley Cavalcante, destaca a relevância do trabalho de monitoramento de eventos que podem gerar riscos à segurança viária. “O planejamento da ação teve como base o trabalho do serviço de inteligência do Detran-DF, que identificou a recorrência de encontros semanais, onde grupos de condutores promoviam reuniões não autorizadas. Durante esses eventos, havia som alto, consumo de bebidas alcoólicas e a realização de manobras perigosas. O nosso objetivo é evitar que esses condutores coloquem em risco a segurança do trânsito. Além disso, durante a ação, vários moradores abordaram os agentes de trânsito para agradecer, destacando que a perturbação do sossego era intensa”, destaca o coordenador.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com característica alterada é uma infração grave e acarreta multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização
(Detran-DF)
Foto: Divulgação/Detran-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.