O pré-Carnaval no Distrito Federal já movimenta blocos de rua e eventos em diversas regiões da capital neste fim de semana. Para reforçar a segurança viária durante o período de festas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início, neste sábado (7), à Operação Carnaval Seguro 2026, que prevê 210 ações de fiscalização, policiamento e educação no trânsito.
Apesar de o Carnaval 2026 ser celebrado oficialmente em 17 de fevereiro, o aumento no fluxo de veículos e pedestres já exige atenção redobrada. Segundo o Detran-DF, a operação tem caráter preventivo, com foco na conscientização de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas, especialmente diante do consumo de bebidas alcoólicas, comum nesse período.
Além das abordagens educativas em vias públicas, shoppings centers, bares e empresas, o órgão intensificará a fiscalização da Lei Seca, com blitzes integradas e patrulhamentos ostensivos em diferentes regiões administrativas.
“Nosso objetivo não é coibir a diversão, mas preservar vidas. O Carnaval é um período de alegria, mas exige responsabilidade de todos para garantir um trânsito mais seguro”, afirmou o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.
Lei Seca e blitz nos blocos de Carnaval
As equipes de Educação de Trânsito do Detran-DF atuarão em conjunto com a fiscalização em blitzes educativas, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A ação inclui abordagens diretas em blocos carnavalescos, shows e clubes, por meio da campanha “Vem, pode vir, só não rola beber e dirigir!”.
Durante as ações, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas receberão material educativo com orientações sobre segurança viária e a mensagem reforçada: Se beber, não dirija.
“Quem for consumir bebida alcoólica deve buscar alternativas seguras, como transporte coletivo, táxi ou carros por aplicativo. Estaremos presentes nos blocos levando essa orientação”, destacou o diretor de Educação de Trânsito, Dayvson Franklin de Souza.
Outras infrações também serão fiscalizadas
Além do combate à direção sob efeito de álcool, a Operação Carnaval Seguro 2026 também terá foco em infrações como estacionamento irregular, uso do celular ao volante, desrespeito à faixa de pedestres e falta do uso do cinto de segurança.
Estão programadas 30 operações de blitz, 40 patrulhamentos ostensivos com abordagens, 20 ações específicas contra estacionamento irregular e 120 pontos de demonstração, com atuação 24 horas por dia.
“A prevenção é prioridade, mas a fiscalização será rigorosa para quem insistir em colocar vidas em risco”, reforçou o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Danilo Lino.
Sinalização especial e reforço no efetivo
Durante a operação, algumas vias do DF receberão cones, barreiras e painéis eletrônicos de mensagens, para induzir a redução de velocidade e organizar o tráfego. Agentes também atuarão diretamente nos blocos de Carnaval, garantindo a fluidez do trânsito e a segurança dos foliões.
O Detran-DF mobilizou um efetivo de 180 agentes, com apoio de 50 viaturas, 15 motocicletas, uma aeronave e oito guinchos. As ações poderão ocorrer de forma integrada com outras forças de segurança.
A Operação Carnaval Seguro 2026 segue durante todo o período de pré-Carnaval e do feriado, com fiscalização intensificada em qualquer horário do dia ou da noite.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.
Relacionado














