Mais uma vez, o Itapoã Parque foi tomado por sorrisos, lágrimas de alegria e pela sensação de sonho realizado. Neste sábado (6), em cerimônia com a presença do governador Ibaneis Rocha, 320 novas unidades habitacionais foram entregues, beneficiando cerca de 1,2 mil pessoas.
“A gente sabe a importância de ter a casa própria. O sentimento de poder criar a sua família com tranquilidade, fazer o seu investimento e sair do aluguel é muito importante para todos nós. Então, esse é o tipo de cerimônia que me enche de alegria. E o nosso projeto de moradias no Distrito Federal não para no Itapoã Parque. Nós temos muitas moradias populares sendo construídas em várias cidades”, apontou o governador, citando as regiões de Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, Planaltina e os Jardins Mangueiral, no Jardim Botânico.
Ibaneis Rocha também destacou a importância do chamado cheque moradia, um subsídio de R$ 16.079,27 ofertado pelo Programa Morar DF, cujo objetivo é reduzir os custos de entrada e facilitar o financiamento de unidades habitacionais.
“Com ele, todos os imóveis em construção no Distrito Federal estão podendo ser acessados pelas famílias de baixa renda. Esse cheque moradia, eu chamo de ‘cheque esperança’, porque a pessoa recebe, dá entrada no seu imóvel e vai ser feliz para o resto da vida”, afirmou o governador.
Com os dois condomínios inaugurados neste sábado, o Itapoã Parque chega a 7.488 unidades habitacionais entregues. Quando concluído, o empreendimento terá 12.112 apartamentos, divididos em 71 condomínios, dos quais 45 já foram entregues aos moradores.
“Estamos falando de quase 30 mil pessoas que já foram beneficiadas nesse empreendimento, que é belíssimo e premiado. É hoje o maior empreendimento de habitação de interesse social do Brasil, dotado de equipamentos públicos, garantindo dignidade e qualidade de vida às famílias”, reforçou o diretor-presidente da Codhab-DF, Marcelo Fagundes.
Realização do sonho da casa própria
As moradias foram entregues a famílias com renda entre R$ 1,5 mil e 12 salários mínimos. Cada apartamento possui dois ou três quartos, sala, cozinha e banheiro. Os condomínios contam com estacionamento e áreas comuns, incluindo espaços de lazer para crianças.
Conquistar um espaço como esse era o sonho de Karine Santos, de 25 anos. “Esperamos tanto tempo por esse momento, é uma alegria que não cabe no peito”, afirmou a nutricionista. Casada há dois anos, ela poderá deixar a casa dos pais, onde morava com o marido, Victor de Oliveira, de 25 anos.
“É bem melhor, mais privacidade, mais liberdade. É a realização de um sonho. A gente sempre quis ter um localzinho só para a gente”, contou o autônomo.
Já o casal Thiago Gomes, de 31 anos, e Márcia Chaves, de 26, vai poder deixar o aluguel para trás. “Conseguir sua casa própria não tem preço”, celebrou o pintor automotivo. “Vamos pagar algo que vai ser nosso. Morar de aluguel é um dinheiro sem volta”, completou a auxiliar de limpeza.
Os dois têm um filho, Brayan, de 5 anos, que já se empolgou com o parquinho do condomínio. “Falei que ele vai enjoar de tanto brincar. Eu amei, coração explodindo de felicidade”, disse a mãe.
Itapoã lidera entrega de moradias no DF
Com as entregas deste sábado, o Governo do Distrito Federal (GDF) alcança a marca de 11.911 unidades habitacionais entregues desde 2019, com o Itapoã liderando o ranking de regiões com mais moradias entregues.
Além das moradias, o Itapoã Parque também recebeu investimentos em infraestrutura urbana e social. No local, já funcionam:
- Uma escola classe, com capacidade para cerca de 1,3 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental;
- Uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
“Isso é pensar na família e nas necessidades da população como um todo. Não é só entregar habitação, mas oferecer condições para a pessoa viver como comunidade”, destacou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.
A região também vem recebendo grandes obras, como o Complexo Viário Saída Leste, que atende cerca de 60 mil motoristas por dia. Ruas foram pavimentadas, calçadas construídas e dois novos retornos abertos na DF-250. Outro destaque é a Rodoviária do Itapoã, que beneficia diariamente mais de 30 mil passageiros.
Com informações da Agência Brasília
Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.












