• 20 de setembro de 2025

Ibaneis e Celina anunciam a implementação de uma nova linha do Metrô

O governador Ibaneis Rocha e a vice Celina Leão anunciaram, na sexta-feira (19), a ordem de serviço para elaboração dos estudos da nova Linha 2 do Metrô-DF, projeto que vai ligar a região Sul do Distrito Federal ao centro de Brasília. A nova via terá aproximadamente 50 km de extensão, conectando Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e à Esplanada dos Ministérios.

A contratação prevê a realização de estudos preliminares funcionais e de viabilidade técnica, econômica e ambiental, primeira etapa para viabilizar a expansão do sistema metroviário.

Mobilidade para o futuro

De acordo com Ibaneis Rocha, a Linha 2 é um passo fundamental no planejamento da mobilidade do Distrito Federal:

“Os passageiros de Santa Maria e do Gama têm uma carência muito grande de transporte, principalmente porque é de onde vêm muitas pessoas do Entorno. Com a implementação dessa nova linha, ajudamos também quem mora nos municípios vizinhos. Sabemos que isso demora, não é uma obra para apenas um governo, mas estamos projetando e vamos atrás dos recursos para executar as obras estruturantes”, destacou o governador.

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, explicou que após os estudos será feita a contratação da modelagem econômica e de um anteprojeto de engenharia, definindo custos e formas de financiamento.

A vice-governadora Celina Leão reforçou que o objetivo é ampliar o alcance do sistema:

“Com a assinatura da ordem de serviço, garantimos a continuidade da expansão para oito regiões do DF. Estamos construindo o futuro da mobilidade do Distrito Federal, com um transporte público cada vez mais eficiente.”

Expansão da Linha 1 em Samambaia

O governador também visitou as obras de expansão da Linha 1 do Metrô-DF no ramal de Samambaia, executadas pelo consórcio CG–JFJ. As frentes de trabalho avançam nas estações 35 e 36, nas escavações do eixo da nova linha e na construção do viaduto que cortará a Avenida Sul de Samambaia.

Com investimento de R$ 348,9 milhões e prazo de execução entre 2,5 e 4 anos, a obra deve gerar até 2 mil empregos diretos e indiretos ao longo da execução.

Novas estações vão beneficiar 15 mil pessoas

As estações 35 e 36 terão 7 mil m² cada e atenderão cerca de 15 mil passageiros por dia. A Estação 35 ficará próxima à UPA de Samambaia, enquanto a Estação 36 será construída ao lado do Centro Olímpico, funcionando como ponto final do ramal.

O projeto inclui ainda:

  • 3,6 km adicionais de via ligando o Terminal Samambaia ao subcentro oeste do bairro.

  • Três viadutos com passagens para pedestres.

  • Quatro passarelas aéreas em áreas de grande circulação.

  • Obras com recursos de acessibilidade, aproveitamento hídrico e soluções modernas de engenharia.

A vice-governadora Celina Leão afirmou que a expansão é uma resposta direta às demandas da população:

“As duas novas estações foram pensadas para atender as necessidades diárias dos moradores. Mas o nosso planejamento vai além”, disse.

Já Handerson Cabral destacou que o projeto utiliza o que há de mais moderno em engenharia para reduzir custos e acelerar a execução:

“A comunidade de Samambaia que ainda não tinha acesso passará a ter o metrô como meio de transporte principal.”

Sistema Metroviário do DF

Atualmente, o Metrô-DF conta com 42,3 km de extensão, atendendo diariamente entre 160 mil e 180 mil passageiros. O traçado em formato de “Y” liga Brasília a Ceilândia e Samambaia, com:

  • 19,1 km até Águas Claras (eixo principal).

  • 14,3 km até Ceilândia Norte.

  • 8,8 km até Samambaia.

Nos últimos anos, o GDF entregou três estações: 106 Sul, 110 Sul e Estrada Parque (EPQ). A expansão atual em Samambaia e os estudos da Linha 2 fazem parte do Projeto de Expansão do Sistema Metroviário de Brasília, previsto em lei desde 2011.

Com informações da Agência Brasília

Foto: Renato Alves/Agência Brasília


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Celina Leão é a primeira entrevistada do Fala Aí na JK FM com José Fernando Vilela

Read Next

PCDF realiza operação contra golpe do falso advogado no DF

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.