Desde o ano passado que policiais civis, PMs e bombeiros do Distrito Federal aguardam ansiosamente a votação da proposta de reajuste salarial para as três categorias. Durante a sessão remota do Senado Federal de terça-feira (05), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que é coordenador da bancada do DF, defendeu a inclusão do PLN 1/2020, que trata da recomposição salarial, na pauta de votação do Congresso Nacional que se reúne amanhã (07), às 15h.
A proposta já tramitou pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso e aguarda ser votada pelo plenário para autorizar o reajuste dos profissionais de segurança do DF.
O senador justifica que o projeto não vai gerar nenhum impacto no orçamento. A aprovação do PLN em si não implicará que o reajuste seja aplicado de imediato, pois dependerá, ainda, de regulamentação por parte do Executivo que deverá fazer por meio de medida provisória (MP). O próprio presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) já se comprometeu em ser ágil quando a proposta passar pelo Congresso.
Izalci Lucas vem insistindo para que o projeto entre na pauta de votação. ““Eu faço um apelo ao deputado Marcos Pereira que já tinha assumido o compromisso de colocar o PLN 1 na pauta. Esse projeto é especificamente relacionado, restrito ao Distrito Federal. Já conversei inúmeras vezes com o senador Fernando Bezerra, líder do governo, e o senador Eduardo Gomes que foi o relator da matéria na Comissão Mista de Orçamento. Então, faço esse pedido para que se coloque na pauta do Congresso desta quinta-feira o PLN 1”, pediu o senador brasiliense.
REAJUSTES
Quando aprovado, policiais militares e bombeiros terão um reajuste de 25% sobre a Vantagem Pecuniária Especial (VPE) e para os policiais civis, o aumento será de 8%.
Com informações da Ascom do Senador Izalci Lucas