• 25 de outubro de 2020

EM JUNHO | Mais de 43 mil pessoas foram atendidas presencialmente pelo Detran/DF

Desde que retomou o atendimento presencial, em 1º de junho, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal já atendeu 43.213 pessoas para realizar serviços referentes a veículos e habilitação. Se considerarmos que o mês de junho teve apenas 20 dias úteis, 2.160 cidadãos, em média, foram atendidos nas unidades do Detran, por dia.

O diretor-geral do Detran, Zélio Maia, destaca a importância da reabertura do atendimento presencial ao cidadão por entender o impacto desses serviços na vida da população do Distrito Federal, mas sem descuidar das medidas de contenção da Covid-19 recomendadas pelas autoridades sanitárias.

“Por isso, trabalhamos com 50% da capacidade de atendimento, mantendo servidores do grupo de risco em teletrabalho e fazendo os agendamentos com espaçamento maior entre os atendimentos, para que o usuário pudesse ser atendido sem filas ou aglomerações. Passado o primeiro mês, vamos agora ampliar a oferta dos serviços de forma segura para todos”.

Durante o mês de junho, os serviços mais demandados foram de vistoria, transferência de propriedade de veículos e registro de veículos 0 km. Em 20 dias de efetivo trabalho, 13.883 veículos foram vistoriados e 12.635 tiveram sua propriedade transferida. Além disso, o Departamento realizou 247 inspeções técnicas, registrou outros 6.216 veículos novos, coletou a biometria de 3.860 pessoas e renovou a Carteira Nacional de Habilitação de 986 condutores.

Leia também  OPORTUNIDADE | Agências do Trabalhador oferecem 636 vagas nesta quinta (24)

O serviço de protocolo também teve uma demanda expressiva, abrindo 4.016 processos, sendo 2.660 só pelo serviço de drive thru. Nos três depósitos de veículos apreendidos, foram recebidos 2.110 e-mails, mas nem todos resultaram na abertura de processos. Em alguns casos, o cidadão apenas solicitava informação, mas não iniciou o processo de liberação. No total, 466 veículos foram devolvidos aos seus proprietários e 145 tiveram as restrições retiradas do registro.

“Neste momento, todos precisamos agir com responsabilidade no enfrentamento à pandemia de Coronavírus e, para isso, a autarquia tem se reinventado a cada dia, buscando formas alternativas de atendimento remoto, seja por e-mail ou pelo portal de serviços, reduzindo significativamente a necessidade do cidadão se deslocar até os postos do Detran. Até o final de julho, lançaremos o aplicativo do Detran, que possibilitará ao cidadão o acesso a mais de 20 serviços na palma da mão”, explicou Zélio.

Leia também  CPI DA CHAPE | Senadores iniciam os trabalhos da comissão nesta terça-feira (17)

Demanda reprimida

Das 9.750 vistorias que já estavam agendadas antes da suspensão dos serviços, em 18 de março, 7.350 já foram realizadas e 2.400 ainda aguardam reagendamento pelo usuário. Para os próximos meses, 12.576 proprietários já agendaram vistoria para seus veículos.

(Portal do Detran-DF)

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

SEGURO-DESEMPREGO | Junho registra mais de 653 mil pedidos do benefício que já está perto dos 4 milhões este ano

Read Next

CAMPEONATOS ATÉ 2021 | CBF anuncia novo calendário das competições do futebol