A Pesquisa de Intenção de Compras e Expectativas de Vendas para o Dia das Crianças 2025, realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, revela que 66,2% dos consumidores do Distrito Federal pretendem comprar presentes neste ano. O ticket médio também subiu: os brasilienses devem gastar R$ 232,67 por presente, alta de 9,8% em relação a 2024, quando o valor médio foi de R$ 211,90. A expectativa de crescimento das vendas no comércio local é de 10%.
Entre os lojistas, 53,6% acreditam que as vendas serão maiores do que em 2024, enquanto 24% esperam desempenho inferior e 22,4% projetam estabilidade. Apesar do otimismo moderado, a Fecomércio-DF observa tendência de cautela desde 2022.
Entre os comerciantes pessimistas, 84,3% atribuem a possível queda à crise econômica. Já os mais otimistas apontam o impacto positivo da data comemorativa como principal fator de aumento das vendas (26,1%).
“Os dados mostram um cenário de cautela, ligado aos altos juros, inadimplência e dificuldade de acesso ao crédito. Ainda assim, há espaço para crescimento de até 10%, impulsionado pelo aumento do ticket médio e pela disposição dos consumidores em comprar presentes”, destaca José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF.
Estratégias do comércio
Para atrair clientes neste Dia das Crianças, 78,4% dos lojistas afirmam que vão investir em estratégias comerciais, com foco em propagandas (22,5%) e promoções (20,3%).
Em relação aos preços:
-
78,4% pretendem manter os valores do ano passado;
-
12,8% vão aumentar em média 11,7%, devido a repasses de fornecedores (50%), reajustes anuais (28,1%) e aumento de impostos (15,6%);
-
8,8% devem reduzir os preços, em média em 18,4%, para se adaptar à crise e atrair mais consumidores.
Preferências de presentes
Os brinquedos seguem como os itens mais procurados (42,6%), seguidos por roupas (23,5%), calçados (11,3%), chocolates e trufas (5,1%), livros ou artigos de papelaria (3,2%) e cosméticos (3%).
A maior parte das compras será feita em lojas físicas, principalmente em ruas e shoppings, que juntas concentram 66,2% das preferências.
Comportamento do consumidor
O período da tarde é o mais escolhido para as compras (48,8%), com sábado (36,1%) e domingo (24,8%) como dias preferidos.
Nas formas de pagamento, o crédito lidera (38,8%), mas o uso de Pix/transferência (28,9%), débito (16,9%) e dinheiro (15,4%) somam 61,2%, mostrando que a maioria dos consumidores pretende pagar à vista.
Metodologia
A pesquisa ouviu 304 consumidores em pontos de grande circulação do DF e 250 lojistas de diferentes segmentos e regiões. As entrevistas com comerciantes foram feitas por telefone e com consumidores, de forma presencial e aleatória.
Com informações da Fecomércio-DF
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.