As comemorações do Dia da Independência, realizadas neste sábado (7) na Esplanada dos Ministérios, mobilizaram diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro em Brasília contou com esquema especial de transporte gratuito e o maior efetivo de segurança já registrado na capital.
Para garantir o sucesso do evento, o programa Vai de Graça disponibilizou ônibus extras com destino ao centro da cidade, enquanto a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) coordenou uma operação integrada que reuniu policiais, bombeiros, câmeras de monitoramento e serviços de inteligência.
A governadora em exercício do DF, Celina Leão, destacou o trabalho conjunto das equipes.
“O 7 de Setembro é um momento de celebração da nossa Pátria e da nossa democracia. O GDF trabalhou de forma integrada para garantir transporte gratuito, segurança reforçada e infraestrutura preparada para receber o público com dignidade e tranquilidade”, afirmou.
De acordo com a SSP-DF, o público presente foi superior ao do ano passado, reflexo da ampliação da área do desfile e da gratuidade no transporte público. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) reforçou as linhas de ônibus com 134 veículos extras, atendendo regiões como Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho e Sol Nascente/Pôr do Sol.
O novo setor do desfile recebeu cerca de 35 mil pessoas, com tendas montadas próximas ao Teatro Nacional Cláudio Santoro e à Rodoviária do Plano Piloto, ampliando a capacidade de público além das arquibancadas.
Maior esquema de segurança do 7 de Setembro
A operação contou com mais de 20 órgãos integrados. A Cidade da Segurança, instalada próximo ao Museu Nacional da República, reuniu policiais militares, civis e bombeiros. Mais de 100 profissionais monitoraram as imagens em tempo real no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), além de barreiras de revista em pontos estratégicos como a Rodoviária do Plano Piloto e estações do Metrô.
Segundo o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, não houve incidentes relevantes:
“Empregamos a maior quantidade de tropas da história. O público compareceu em peso e tivemos a participação ativa da sociedade, o que reforçou a segurança e a tranquilidade do evento.”
Preparação para o 7 de Setembro
Desde junho, a Novacap investiu R$ 7 milhões em obras de recapeamento asfáltico na região da Esplanada. Foram aplicados mais de 6 km de nova pavimentação com tecnologia de reforço em fibra de vidro, além de melhorias em canteiros, podas de árvores e manutenção urbana.
Essas ações integraram o pacote de preparativos para garantir mobilidade, segurança e infraestrutura adequada ao público do desfile de 7 de Setembro em Brasília.
(Agência Brasília)
Foto: George Gianni/VGDF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.