• 23 de fevereiro de 2024

COM CREDENCIAL ESPECIAL | Autistas têm direito a estacionar em vaga preferencial

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alcançou a marca de 960 emissões de credenciais que permitem às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o uso das vagas de estacionamento reservadas a quem apresenta deficiência e dificuldade de locomoção.

Para solicitar a credencial, lançada em 2020, o interessado deve preencher os formulários, disponíveis no site do Detran-DF, e entregá-los no protocolo do departamento. É necessário que o requerimento esteja assinado pelo neuropediatra ou psiquiatra assistente do autista. O Núcleo de Medicina do Detran-DF (Numed) realizará a análise da solicitação.

Modelo da credencial de estacionamento para autista | Foto: Divulgação/Detran

A Instrução do Detran-DF nº 1.294, de 26 de novembro de 2019, estabelece o procedimento administrativo para a emissão de credencial de estacionamento para pessoa autista no âmbito do Distrito Federal. Segundo a norma, o documento será emitido em nome da pessoa autista e terá validade de dez anos.

Confira abaixo o passo a passo para solicitar a credencial de estacionamento para autista.

1º – Acessar o site do Detran. Clicar na aba Serviços e seguir a sequência: Cartas de Serviços -> Medicina e Psicologia -> Credencial de Estacionamento de Pessoa Autista.

2º – Efetuar a impressão dos formulários exigidos para preenchimento e posterior assinatura do neuropediatra ou psiquiatra assistente do autista.

3º – Para a concessão ou a renovação de credencial de estacionamento para autista a solicitação deve ser realizada no atendimento de Protocolo do Detran-DF disponível nas unidades do Aeroporto, Setor de Cargas, Taguatinga, Gama e Detran Sede. Não é necessário realizar agendamento.

4º – Após a entrega do requerimento, o Núcleo de Medicina do Detran-DF (Numed) realizará a análise da solicitação e informará, por e-mail, ao requerente o resultado e o procedimento para a emissão do documento. A credencial é válida no Distrito Federal.

(Agência Brasília)

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

SESC + TRADIÇÕES | Pedro Paulo e Matheus é a grande atração da festa julina da unidade do Sesc de Taguatinga Sul

Read Next

INSCRIÇÕES ABERTAS | GDF divulga cronograma da campanha de matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas cidades