Veja também
FERIADÃO PROLONGADO | GDF decreta ponto facultativo na próxima quinta (1º)
O videomonitoramento tem o objetivo de organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez nas vias daquela região. Para isso, o Detran implantou um centro de controle onde os agentes terão acesso às imagens do trânsito em tempo real e poderão aplicar penalidades pelas irregularidades observadas, de acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em relação a estacionamento irregular e parada além do tempo necessário para embarque e desembarque.
De acordo com o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm, a legislação de trânsito não delimita período para o embarque e desembarque, dessa forma os agentes irão acompanhar remotamente a duração da ação. “Não podemos estipular um tempo máximo de parada, portanto a fiscalização irá autuar, por estacionamento irregular, quando não for verificado o embarque ou desembarque de passageiros, mesmo que o condutor esteja aguardando dentro veículo”, explica Lúcio.
Parceria
As câmeras foram adquiridas pela Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, considerando a necessidade de reforçar a segurança por se tratar de um aeroporto internacional com uma base aérea militar e a crescente movimentação de veículos no sítio aeroportuário. Ao todo, são 17 câmeras instaladas na região do sítio aeroportuário, e por meio de uma parceria, o acesso ao sistema foi cedido ao Detran, para a fiscalização de forma remota.
Segundo a Inframerica, dados de uma consultoria realizada em 2019, registraram que aproximadamente 1,5 milhão de veículos circulam pelo aeroporto, por ano, incluindo carros de passeio, táxis, veículos de transporte por aplicativos, ônibus e motos.
(Detran-DF)
Foto: Divulgação/Agência Brasília