O governador Ibaneis Rocha participou neste sábado (25) do almoço em comemoração aos 30 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF). Durante o evento, o chefe do Executivo destacou o apoio contínuo do Governo do Distrito Federal (GDF) à agricultura e à pecuária desde 2019, quando assumiu o mandato.
“Brasília é um território pequeno, todos sabem, mas os níveis de produção têm aumentado cada vez mais, desde os pequenos produtores até os grandes. Hoje, a capital é quase totalmente abastecida por frutas e verduras produzidas na própria região”, afirmou Ibaneis Rocha.
Fortalecimento da produção agrícola no DF
O governador ressaltou ainda o fortalecimento das cadeias produtivas do campo, como a do queijo e a vinicultura — que surgiram recentemente no DF.
“Criamos a cadeia do queijo e a vinicultura, que não existiam aqui. Isso tem trazido grandes eventos para Brasília. Nossa feira AgroBrasília é uma das maiores do Brasil, e no ano passado ultrapassou R$ 5 bilhões em comercialização de implementos agrícolas”, destacou.
Segurança hídrica e investimento no campo
Ibaneis também lembrou os investimentos em segurança hídrica, como a canalização de córregos e a construção de barraginhas, garantindo água para a produção rural.
“A alegria dos produtores rurais com a segurança hídrica é visível. Um deles me contou que os filhos, que haviam saído da chácara para trabalhar na cidade, voltaram para produzir no campo”, relatou emocionado.
GDF investe em infraestrutura e capacitação rural
Além do governador, participaram do encontro a vice-governadora Celina Leão, o secretário de Agricultura Rafael Bueno, produtores rurais, lideranças comunitárias e representantes de sindicatos.
“O GDF tem revolucionado o agro”, afirmou Rafael Bueno. “O Senar é essencial nesse processo, especialmente na capacitação do produtor rural. A Secretaria de Agricultura cede equipamentos e apoia cursos técnicos, como o de operadores de máquinas agrícolas e o de drones para defesa agropecuária.”
O secretário destacou ainda os investimentos em infraestrutura rural:
-
Recuperação de 1.802 km de estradas rurais;
-
Entrega de 60 tanques lonados, com capacidade total superior a 25 milhões de litros de água;
-
Melhoria dos canais de irrigação;
-
Ampliação do crédito rural com juros baixos;
-
Incentivos fiscais por meio do Programa ProRural, que reduz o ICMS em até 80%;
-
Avanços na regularização fundiária, garantindo escrituras aos produtores.
“São inúmeras ações do governo para fortalecer o produtor rural”, completou Bueno.
Senar-DF: 30 anos transformando o campo
O Senar-DF, vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e integrante do Sistema S, é referência em formação profissional rural.
“Com apoio do GDF, montamos centros de treinamento na Granja do Torto e no PAD/DF. Trabalhamos em parceria com a Secretaria de Agricultura, a Emater e outros órgãos para levar conhecimento ao homem do campo”, explicou o presidente do Senar-DF, Fernando Ribeiro.
Ao longo de três décadas, o Senar-DF tem capacitado trabalhadores em mais de 300 ocupações ligadas à agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura e agroindústria, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação no campo.
O produtor Paulo Barros, de Planaltina, é um dos exemplos de sucesso:
“Eu estava desistindo da propriedade quando uma técnica do Senar me ajudou a montar a indústria. Mudou minha vida e da minha família — hoje todos trabalham na agroindústria”, contou.
Já o produtor Elio Silva, que comercializa cachaça desde 2004, participa há três meses dos cursos do Senar:
“Tenho acompanhamento por 24 meses, com orientações administrativas e financeiras. Estou totalmente empolgado”, afirmou.
Com informações da Agência Brasília
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.













