• 4 de outubro de 2025

Centro Cultural Sesc-DF: Hamilton de Holanda, Criolo e Clarice Falcão são atrações do pré-lançamento em Brasília

Hamilton de Holanda, Criolo e Clarice Falcão serão algumas das atrações do pré-lançamento do Centro Cultural do Sesc-DF, um marco histórico para Brasília. O evento gratuito será realizado neste fim de semana, dias 4 e 5 de outubro, das 18h às 22h, no prédio das futuras instalações, localizado na 511 Norte.

Com o tema “O Futuro é Hoje”, o evento marca a apresentação do projeto conceitual e arquitetônico do novo Centro Cultural — a primeira unidade do Sesc-DF totalmente dedicada à arte, cultura e tecnologia. Além das apresentações musicais, o público poderá conferir projeções audiovisuais e exposições de arte visual.

“Esse prédio, aban donado há quase duas décadas, vai dar luz à arte na Asa Norte e ao Distrito Federal como um todo. Esse evento será um aperitivo de tudo o que está por vir quando o Centro Cultural for inaugurado — um espaço de acesso gratuito e de verdadeira promoção artística”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Atrações do pré-lançamento do Centro Cultural do Sesc-DF

No sábado, 4 de outubro, o bandolinista Hamilton de Holanda fará uma apresentação especial e inédita, com as participações de Vanessa Moreno e Criolo. As músicas foram produzidas exclusivamente para o evento.

O espetáculo contará ainda com instalações de artes visuais, performances de DJ e VJ, além do lançamento do Mapping Manifesto — uma intervenção audiovisual de grande impacto projetada na fachada do prédio.

O Manifesto será conduzido por Batman Zavareze e narrado por Arnaldo Antunes, em um espetáculo que mistura projeções, trilhas e poesia, trazendo à tona o conceito do novo Centro Cultural: um espaço voltado à criação, beleza e inovação.

No domingo, 5 de outubro, a cantora, atriz e compositora Clarice Falcão também sobe ao palco, com uma apresentação especial como DJ.

Batman Zavareze: arte e tecnologia no mesmo palco

Com uma carreira consolidada como designer, curador e artista visual, Batman Zavareze é reconhecido por seu trabalho em grandes produções, como shows de Marisa Monte, Tribalistas, Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Los Hermanos e Natiruts.

Ele também foi o responsável por momentos marcantes como o encerramento das Olimpíadas do Rio 2016, a posse do presidente Lula em 2023, a abertura da COP 28 em Dubai, a Ópera Nabucco em Genebra e a ocupação da Times Square em 2023, com o projeto “Salve a Amazônia”.

Zavareze dirigiu o projeto imersivo do novo Museu da Imagem e do Som do Ceará e é fundador do Festival de Arte Digital Multiplicidade, criado em 2005. Sua trajetória consolidou uma ponte entre linguagens artísticas e experiências tecnológicas, tornando-o um dos pilares da cultura contemporânea brasileira.

Como será o novo Centro Cultural do Sesc-DF

O Centro Cultural do Sesc-DF nasce como um símbolo vivo da cultura no Distrito Federal. Com mais de 10 mil m², o espaço contará com teatro multifuncional, sala de cinema, galerias de arte, laboratórios criativos, áreas de leitura e espaços para oficinas e brincadeiras.

Localizado na 511 Norte, no antigo prédio da Caixa Econômica, o edifício foi adquirido pelo Sesc-DF em 2024 e será totalmente reformulado. As obras estão previstas para começar em 2026.

Pensado para todas as idades, o espaço será um território de encontros entre artistas e comunidade, unindo tradição e tecnologia em experiências culturais inovadoras.

“É um momento histórico para o Sesc-DF e para o Distrito Federal. Queremos apresentar à população o conceito de um espaço inovador, pensado para ser um polo de cultura, arte e tecnologia — e, acima de tudo, acessível a todos”, explica o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo.

Arquitetura inspirada em Lina Bo Bardi

O projeto arquitetônico é assinado pelo Brasil Arquitetura, sob a liderança de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, e carrega traços da arquiteta Lina Bo Bardi, responsável por ícones como o MASP e o Sesc Pompeia. O espaço promete unir design contemporâneo e funcionalidade, reforçando o caráter inovador e público do novo centro cultural.

Cultura gratuita e acessível para todos

Um dos diferenciais do Centro Cultural do Sesc-DF será a gratuidade. O público poderá participar de exposições, shows e espetáculos teatrais sem custo algum, democratizando o acesso à cultura em Brasília.

A iniciativa reforça o compromisso do Sesc-DF com a descentralização cultural, levando arte e entretenimento a diversas regiões administrativas do Distrito Federal, com grandes nomes do cenário nacional.

Programação do Pré-Lançamento – Centro Cultural Sesc-DF

Sábado – 4 de outubro

Horário Atração Musical Artista Visual
18h00 Get Lucky Duo VJ Alexandre Rangel
18h45 Mr. Mendel VJ Alexandre Rangel
19h45 Apresentação do Projeto Arquitetônico
19h50 Discurso Diretor Regional
20h05 Discurso Presidente Fecomércio
20h20 Manifesto CCSESC (1º momento) Batman Zavareze
20h35 Hamilton de Holanda + Criolo + Vanessa Moreno Batman Zavareze
21h35 Manifesto CCSESC (2º momento) Batman Zavareze
21h50 Bis Batman Zavareze
22h00 Encerramento

Domingo – 5 de outubro

Horário Atração Musical Artista Visual
18h00 Digital Dubs + Anelis Assumpção + Ed Trombone VJ Artur Cabral
18h50 Sistema Criolina VJ Visual Lores
19h40 Manifesto CCSESC Batman Zavareze
20h45 Africanoise Live PA VJ Olho Negro
19h55 Clarice Falcão Live PA VJ Grazzi
21h45 Manifesto CCSESC Batman Zavareze
22h00 Encerramento

Com informações do Sesc-DF

Foto: Divulgação/Sesc-DF


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

A partir deste sábado (4): BC começa a bloquear chaves Pix usadas em golpes e fraudes

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.