• 23 de julho de 2024

AGENDA CULTURAL | Programação de fim de semana do Sesc-DF está repleto de atrações e diversão

A agenda cultural do Sesc para este fim de semana proporciona diversão para toda a família. A programação no Distrito Federal está repleta de exposições, peças teatrais, oficinas artísticas e até carnaval fora de hora. Portanto, se você não deseja passar os dias 11, 12 e 13 de agosto em casa, confira abaixo todas as opções que irão ajudá-lo a aproveitar seu tempo livre imerso na riqueza cultural do quadradinho. Aproveite!

SESC + W3: BAILE DO SARUÊ PERFUMADO 2023

Um Carnaval na Seca

​SINOPSE: Nesta edição do Sesc + W3 teremos o Baile do Saruê Perfumado para agitar a avenida mais charmosa do Distrito Federal. Feirinha, recreação, para os pequenos e tudo aquilo que você provou e aprovou no melhor evento da W3. ​​Serão várias fanfarras e DJ`s  performando entre o Infinu na 506 e o Sesc da 504 Sul.

Atrações: BATALHA CALANGO CARETA x TROPICAOS​, ​Patubatê, Vai quem fica, Pedra fundamental, Tropicaos, Zenga Baque Angola, Maluvidas, Capivareta Repercussiva, ​Cumbias Pisicoldelicas, ​​Cortando Cebola, ​Orquestra Alada, ​BATUKENJE, BATALÁ, MARAFREBOI , Baque Mulher, Vivwndo e Baucando e Instituto Folha Seca.​​

LINGUAGEM: Evento de rua

LOCAL: Sesc 504 Sul – Área externa

HORÁRIO: sábado 20 horas e domingo 19 horas

DATA: Sábado 12 e domingo 13 de agosto

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

INGRESSOS: Gratuito

A MORTE NAS MÃOS DE QUEM?

SINOPSE: “A Morte nas Mãos de Quem?” é um monólogo performativo, com dramaturgia criada pelo artista Vinicius Ávlis e que terá sonoplastia ao vivo, ditando o teor da cena. Esse espetáculo traz à tona o assassinato da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, sob a simbologia de um personagem que carrega o pesadelo morte nas mãos. Em cena, o ator/performer cria o seu próprio caixão e dialoga com o público sobre a relação vida e morte.

​LINGUAGEM: Teatro Adulto

LOCAL: Sesc Presidente Dutra – Setor Comercial Sul

HORÁRIO: Sexta-feira e sábado às 20h | Domingo às 19h

DATA: Sexta-feira 11, sábado 12 e domingo 13 de agosto

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

INGRESSOS: 40 reais (INTEIRA) 20 reais (MEIA SOCIAL)

Ingressos na bilheteria no local ou antecipados pelo sympla

OFICINA DE TEATRO JHONY GOMANTOS

SINOPSE: Desenvolva as seguintes habilidades: expressão corporal, interpretação de texto dramático, desinibição e oratória. No final da Oficina será apresentado um espetáculo cênico com os alunos.

LINGUAGEM: Teatro

LOCAL: Sesc Setor Comercial Sul – Teatro Silvio Barbato

PERÍODO: 05 de agosto até 05 de dezembro de 2023
HORÁRIO: Turmas 1 (faixa etária de 7 a 10 anos) – Sábados das 10h às 11h40

Turmas 2 (faixa etária de 10 a 15 anos) – Sábados das 10h às 11h40
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

INSCRIÇÕES NA CENTRAL DE ATENDIMENTOS DO SESC SETOR COMERCIAL SUL

MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE 61 99242 – 2553

PERDOA-ME: PESADELO SHOW

SINOPSE: Novos Candangos apresentam “Perdoa-me: Pesadelo Show!”, um espetáculo que combina teatro clássico com cultura pop! A peça mistura o clássico brasileiro “Perdoa-me por me traíres” com o musical de terror “Rocky Horror Picture Show”, além de um punhado de referências ao icônico seriado mexicano “Chapolin”.

Explorando temas como vingança, assassinato, ciúmes e repressão dos desejos, a história gira em torno de Glorinha, uma jovem adolescente que conforme se envolve com o mundo dos cabarés, descobre segredos macabros do passado de sua família.

​LINGUAGEM: Teatro Adulto

LOCAL: Sesc 913 Sul – Teatro Garagem

HORÁRIO: 20h

DATA: Sexta-feira 11, sábado 12 e domingo 13 de agosto

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

INGRESSOS: 40 reais (INTEIRA) 20 reais (MEIA)

Ingressos na bilheteria no local ou antecipados pelo Sympla

 

LUZ NEGRA

A Iluminação Cênica como Ferramenta de Identidade Racial

SINOPSE: Com realização do Coletivo Origens e do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o Projeto Luz Negra: a Iluminação Cênica como ferramenta de Identidade Racial, prevê cinco dias de programação totalmente gratuitos, para 30 participantes. O objetivo é introduzir e profissionalizar pessoas pretas do DF na área de iluminação cênica, passando pela teoria e pela prática. As aulas buscarão desenvolver a técnica requerida, mas também estimular a potencialidade de cada um e criar um ambiente de emancipação, identidade e reconhecimento racial.

A oficina Luz Negra será concluída com a concepção conjunta de uma iluminação para uma performance convidada, com apresentação gratuita para o público. Além disso, contará com uma roda de conversa para promover a discussão e a fomentação das artes cênicas concebidas, produzidas e encenadas por pessoas pretas.

LOCAL: Sesc Gama – Teatro Paulo Gracindo
HORÁRIO: 19 horas às 22 horas
DATA: Terça-feira 01, quarta-feira 03, terça-feira 08 e quarta-feira 10 de agosto

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
INSCRIÇÕES: Gratuita

SAIBA MAIS

EXPOSIÇÃO – MULHERES ETERNAS

SINOPSE: Tantas mulheres fizeram história pelos seus atos, lutaram por políticas públicas e deixaram um legado para a sociedade. Mulheres que nunca serão esquecidas, porque se tornaram eternas. Em 2020, o artista plástico Manu Militão, juntamente com Ministra Maria Elizabeth Teixeira Rocha e o CEUB (Centro Universitário de Brasília), homenagearam 11 dessas mulheres que se fizeram eternas por suas atitudes, por seus posicionamentos, por seus ideais. Ainda anônimas da grande maioria das pessoas, essas mulheres foram indicadas por quem as admira e as considera uma referência em suas lutas. Há quem lute contra a violência sofrida pelas mulheres. Ou pelos mais pobres. Há quem se dedica aos idosos, às crianças com cardiopatia ou às pessoas com deficiência. Há quem seja a memória viva dos quilombolas. Há quem se levanta todos os dias para lutar pela igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Há quem busque a transformação por meio da economia criativa. Há quem enfrentou o preconceito para ter uma educação superior. Todas essas lutas também são nossas. É por isso que homenagear essas mulheres é também homenagear a cada uma de nós.

LOCAL: Sesc Ceilândia – Foyer do Teatro Newton Rossi

HORÁRIO: Funcionamento do teatro

PERÍODO DA EXPOSIÇÃO:  05 de julho até 18 de agosto

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

INGRESSOS: Gratuita

QUANDO AS RUAS CHAMAM 

SINOPSE: O Festival Nacional Quando as Ruas Chamam é um dos maiores e mais importantes festivais de dança de rua do Brasil e em 2023 chega em sua 7ª edição. Nas edições anteriores o projeto teve grande repercussão, inclusive internacionalmente, sendo premiado como melhor evento no Prêmio de Breaking Latino-Americano em 2015 e 2016. O projeto é apresentado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e busca a continuidade e desenvolvimento da iniciativa e a valorização do Breaking, principalmente de Ceilândia, facilitando o consumo cultural, permitindo ao público desta cidade, que conta com poucas opções de lazer, prestigiar atrações artísticas sem dificuldades. O propósito da programação é resgatar e promover a dança Breaking, valorizando as heranças e fusões que determinam o estilo, sobretudo, suas raízes destacando a qualidade artística desta manifestação de dança e conceder conforto e acolhimento ao dançarino oferecendo um espaço onde a arte se manifesta de forma muito natural. Todas as atividades propostas pelo projeto são gratuitas.

LINGUAGEM: Dança

LOCAL: Sesc Ceilândia – Teatro Newton Rossi

HORÁRIO: 14 horas

DATA: Domingo 13 de agosto

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

INGRESSOS: Gratuito

SAIBA MAIS

stupide.jpeg

BRASÍLIA, OUTRO PLANETA – BENTO VIANA

SINOPSE: “Brasília, Outro Planeta” revela o olhar único e inovador de Bento Viana sobre a cidade de Brasília, capital que surpreende os que a veem pela primeira vez, mas que também encanta diariamente seus cidadãos.

LOCAL: Sesc Setor Comercial Sul – Foyer do Teatro Silvio Barbato

HORÁRIO:  08 horas às 21 horas de segunda-feira a sexta-feira

VISITAÇÃO: 01 de julho a 29 de agosto

INGRESSO: Entrada franca

(Sesc-DF)

Foto: Divulgação/Sesc-DF

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

EM CARÁTER EXPERIMENTAL | Para desafogar o trânsito, faixa exclusiva da EPTG será liberada a partir desta sexta (11)

Read Next

QUEDA NOS PREÇOS | INPC registra deflação em julho e cesta de compras de famílias de baixa renda fica mais barata