• 12 de abril de 2024

Pediatria de Santa Maria ganha reforço no atendimento

Reestruturação é uma resposta imediata da gestão frente à superlotação enfrentada por causa da sazonalidade das doenças respiratórias

Uma série de medidas já vinham sendo adotadas para ampliar a capacidade de atendimento da Unidade de Pediatria do Hospital Regional Santa Maria (HRSM). Além do reforço de profissionais para otimizar o atendimento e assistir a população, seis leitos na enfermaria serão reativados até esta quinta-feira (4).

“Houve um surto de doenças respiratórias, acima do esperado, que está afetando o Distrito Federal e municípios do entorno. Com isso, a demanda cresceu muito mais que o esperado. Foram 2.333 atendimentos de pediatria em fevereiros e 3.509 em março, o que impactou nosso hospital”, esclareceu o diretor do HRSM, Fabiano Dutra.

A primeira intervenção consistiu em destinar 60 horas de pediatras que atendem no Ambulatório do hospital para consultar pacientes classificados como verdes. A carga horária será distribuída, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira (3).

Outras 90h de técnicos de enfermagem foram realocadas para reforçar o atendimento da enfermaria, onde foram reabertos cinco leitos. Além disso, para reativá-los, foi feita a manutenção de camas desativadas, bem como do espaço.

Mais uma medida será fazer o transporte sanitário de pacientes verdes para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Maria, onde estarão disponíveis 50 vagas em cada dia.
Será ofertado, ainda, para todos os pediatras do HRSM a ampliação Trabalho em Período Definido (TPD), que consiste em realizar uma jornada de trabalho adicional além do período regular.

Na semana passada, o HRSM já havia aberto outros seis leitos na internação de clínica médica e de enfermagem, após a manutenção de camas, focos cirúrgicos, entre outros reparos.

Matéria do Portal do Iges-DF

Foto: Divulgação/Iges-DF

Expressão Brasiliense

Read Previous

PSDB de Izalci ganha reforço do distrital Daniel Donizet

Read Next

Guedes é chamado de “Tchuchuca” na Câmara e CCJ é encerrada após discussão