A fiscalização do licenciamento 2019 terá início neste domingo (1º) e seguirá o calendário nacional do Contran, escalonado por final de placa. A partir de setembro, os condutores de veículos com placas terminadas em 1 e 2 deverão portar o Certificado de Licenciamento 2019.
Até agora, 837.648 veículos foram licenciados no Distrito Federal, 46,4% da frota de 1.804.572 da Capital. Para receber o documento é necessário quitar todos os débitos como taxa de licenciamento, multas, IPVA e DPVAT.
O número de usuários que procuram as unidades do Detran aumenta consideravelmente neste período do ano. Por isso, o órgão pôs à disposição diferentes formas de atendimento presencial e aumentou a oferta de serviços online. O objetivo é diminuir as filas, oferecer maior conforto à população e agilidade na entrega do documento.
Portal de Serviços
Por meio do Portal de Serviços do Detran-DF, lançado em julho deste ano, o cidadão pode escolher previamente, em qual unidade do Departamento ou do Na Hora deseja retirar o documento.
Além disso, é possível acompanhar o andamento da emissão do CRLV no menu minhas solicitações. O sistema atual, no qual o proprietário de veículo realiza os pagamentos e aguarda o licenciamento chegar pelo correio, continua funcionando normalmente.
Ainda pelo Portal, o cidadão pode gerar e imprimir a Autorização de Circulação no DF, que tem validade de 60 dias, ou ser direcionado ao site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para fazer o cadastro e seguir o passo a passo para baixar o CRLV Digital.
Detran nas Cidades
Em julho deste ano, o Departamento de Trânsito lançou o projeto Detran nas Cidades, no qual a autarquia utiliza um ônibus equipado para realizar atendimentos presenciais e oferecer serviços como consulta de débitos, impressão de boletos e emissão do CRLV no mesmo dia.
O projeto acontecerá até novembro e, a cada semana, o ônibus estará em uma região administrativa diferente. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h. O cronograma está disponível no site da autarquia.
Final de placa
Desde 2018, a fiscalização do licenciamento no Distrito Federal segue o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência ocorre a partir do 1º dia de cada mês, a começar de setembro, conforme o final da placa do veículo.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.
Calendário escalonado (fiscalização por final de placa)
1 e 2 – 1º de setembro
3, 4 e 5 – 1º de outubro
6, 7 e 8 – 1º de novembro
9 e 0 – 1º de dezembro
Fonte: Agência Brasília