• 22 de novembro de 2024

Diante do impasse da Região Metropolitana do DF, governo federal deve retirar MP da pauta

Para que não haja vencedores ou vencidos, o governo federal deve retirar da pauta do Congresso Nacional a Medida Provisória nº 862/2018 que trata sobre a criação da Região Metropolitana do DF. Nesta terça-feira (23), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, se reuniu com o governador em exercício do DF, Pacco Brito (Avante), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), representantes do governo de Minas Gerais e parlamentares, para tratar da votação prevista para esta quarta-feira (24), às 14h, do parecer do relator.

Como não está se chegando a um denominador comum, Onyx Lorenzoni, político experimentado, propôs que a MP seja retirada de pauta e seja criado o Conselho Gestor da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride). O ministro disse que dessa forma pode ser lançado um pacote de investimentos, com base em um fundo social a ser criado.

A polêmica toda está girando em torno do Fundo Constitucional do DF (FCDF). O GDF defende a aprovação da MP sem que se retire nenhum centavo do fundo, pelo contrário, o governo brasiliense quer o aumento do fundo. Já o governo goiano, quer que parte dos recursos do FCDF sejam destinados para a região. Como diz o ditado: essa é uma briga de cachorro grande.

Publicidade

Na semana passada, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) esteve presente na última reunião para defender a proposta original da MP, editada pelo então presidente Michel Temer (MDB). Caiado, por sua vez, organizou uma reunião, nesta semana, com os prefeitos das cidades goianas vizinhas ao DF para reforçar que precisa mexer no FCDF. Ou seja, cada está defendendo o seu. O que acabou levando a comissão mista criada para analisar a MP a se transformar num campo de batalha.

Para o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), que integra a comissão mista e estava presente na reunião, a sugestão do ministro Onyx Lorenzoni é a melhor saída para o impasse. “A bancada do DF não aceita mexer no fundo. Porque por onde passa um boi passa uma boiada. Então, nós não queremos discutir. Isso abre brecha para depois quererem discutir retirar mais dinheiro”, alertou o parlamentar.

O governador de Goiás avaliou como positiva a proposta do ministro, porém, segue insistindo em diminuir os recursos do fundo para o DF.

Já o governador em exercício da capital federal, Pacco Brito, manteve o posicionamento do GDF em aprovar a criação da Região Metropolitana.

REUNIÃO DA COMISSÃO MISTA

Nesta quarta-feira, os parlamentares que participam da comissão mista devem chegar a um acordo. O governo federal deve fazer valer sua força e conseguir retirar a MP da pauta. Enquanto isso, vamos ficar assistindo ao falatório dos parlamentares. Tem deputado que anda espalhando nas redes sociais que a ideia da MP da Região Metropolitana do DF é de sua autoria. Pelo visto, não fez a lição de casa quando esteve na Câmara Legislativa do DF.

Da Redação com informações adaptadas do portal Metrópoles

Foto: Google Imagens

Read Previous

Samambaia recebe mais uma edição do Sarau Complexo

Read Next

Distrital reclama de administradora regional e denuncia que foi ameaçado