O governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo importante para a criação da Região Administrativa de Arniqueira. Na quinta-feira (08), o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF, o Conplan, aprovou a criação da nova cidade por 20 votos favoráveis contra 5. O próximo passo será a Casa Civil elaborar o projeto de lei que cria a RA e enviar para a Câmara Legislativa.
Com a separação em relação a Águas Claras, a RA de Arniqueira passa a abranger o Areal, a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Águas Claras e as QS’s 6, 7, 8, 9 e 10. Ao todo, são 1.335,84 hectares de área. A população estimada é de 46 mil habitantes.
Com a medida, o Governo do Distrito Federal busca atender à necessidade de uma estrutura de gestão pública mais próxima da comunidade. Assim, as demandas por serviços de manutenção da cidade, como asfaltamento de ruas e roçagem de áreas verdes, podem ser priorizadas.
A criação da estrutura administrativa em Arniqueira também visa ao fornecimento de mais equipamentos públicos para a área, como escolas e unidades de saúde públicas. Esse foi um diagnóstico feito à época da transição.
Resta agora saber quem será o padrinho ou madrinha política da nova administração regional a ser criada. Nos bastidores, especula-se que o órgão está sendo criado para acolher a deputada-suplente Telma Rufino (Pros) que atua na região e vive reclamando dos apenas seis cargos liberados pelo titular da vaga, deputado Fernando Fernandes (Pros), para ela trabalhar seu mandato.
Com informações da Agência Brasília