• 22 de novembro de 2024

Após aprovação no Conplan, GDF prepara projeto de criação da RA de Arniqueira

O governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo importante para a criação da Região Administrativa de Arniqueira. Na quinta-feira (08), o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF, o Conplan, aprovou a criação da nova cidade por 20 votos favoráveis contra 5. O próximo passo será a Casa Civil elaborar o projeto de lei que cria a RA e enviar para a Câmara Legislativa.

Com a separação em relação a Águas Claras, a RA de Arniqueira passa a abranger o Areal, a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Águas Claras e as QS’s 6, 7, 8, 9 e 10. Ao todo, são 1.335,84 hectares de área. A população estimada é de 46 mil habitantes.

Com a medida, o Governo do Distrito Federal busca atender à necessidade de uma estrutura de gestão pública mais próxima da comunidade. Assim, as demandas por serviços de manutenção da cidade, como asfaltamento de ruas e roçagem de áreas verdes, podem ser priorizadas.

A criação da estrutura administrativa em Arniqueira também visa ao fornecimento de mais equipamentos públicos para a área, como escolas e unidades de saúde públicas. Esse foi um diagnóstico feito à época da transição.

Resta agora saber quem será o padrinho ou madrinha política da nova administração regional a ser criada. Nos bastidores, especula-se que o órgão está sendo criado para acolher a deputada-suplente Telma Rufino (Pros) que atua na região e vive reclamando dos apenas seis cargos liberados pelo titular da vaga, deputado Fernando Fernandes (Pros), para ela trabalhar seu mandato.

Com informações da Agência Brasília

Read Previous

Distrital Eduardo Pedrosa fala sobre o trabalho realizado na Câmara Legislativa no 1º semestre de 2019

Read Next

Lei que cria natureza jurídica para os animais tira o Brasil da Idade da Pedra