• 30 de julho de 2025

RODADA DE FORTES EMOÇÕES | Brasileirão tem novo líder, mudança no G-6 e polêmicas com a arbitragem

RODADA DE FORTES EMOÇÕES | Brasileirão tem novo líder, mudança no G-6 e polêmicas com a arbitragem

* Por JP Vilela

Os jogos da 17ª rodada da Série A do Brasileirão no último fim de semana foram de fortes emoções. Alguns times surpreenderam bastante, enquanto outros decepcionaram brutalmente seus torcedores e técnicos.

Faltando apenas uma rodada para o fim do primeiro turno, sem considerar os jogos adiados por causa do Mundial de Clubes da FIFA, o topo da classificação do Brasileirão passou a ser ocupado por outro time: o Flamengo.

O clube carioca reassumiu a liderança após três rodadas, graças ao tropeço do Cruzeiro, que perdeu em pleno Mineirão para o Ceará. Com os novos resultados, também houve mudanças no G-6, o grupo dos seis primeiros colocados que se classificam para a Libertadores da América 2025 — sendo que os quatro primeiros vão direto para a fase de grupos, enquanto os outros dois disputam a pré-Libertadores.

E, para esquentar ainda mais a disputa, a arbitragem foi duramente criticada em várias partidas da rodada.

Mas vamos ao que interessa: os principais destaques da 17ª rodada do Brasileirão Série A:

Flamengo 1 x 0 Atlético-MG

Jogo pegado e recheado de polêmicas! O primeiro tempo foi equilibrado, e o Flamengo reclamou de um pênalti anulado após interferência do VAR. Na etapa final, Luiz Araújo cobrou falta e Léo Ortiz marcou de cabeça um golaço, garantindo a vitória e a liderança do campeonato. O time pode fechar o turno com o simbólico título de campeão do 1º turno.

Bahia 3 x 0 Juventude

Na Fonte Nova, o Bahia dominou e atropelou o Juventude com dois gols de Jean Lucas e um de Luciano Juba. Com o resultado, o time baiano entrou no G-4 e segue invicto desde a retomada do Brasileirão.

Mirassol 1 x 1 Vitória

Jogo equilibrado no interior de São Paulo. O Vitória saiu na frente, mas o Mirassol empatou ainda no primeiro tempo com gol de Édson Carioca. Baralhas igualou para os baianos no segundo tempo. Apesar da intensidade, ficou tudo igual.

Fortaleza 3 x 1 Bragantino

No Castelão, o Fortaleza não tomou conhecimento do Bragantino, que vem mal desde a pausa. Deyverson, Kuscevic e Lucero marcaram para o Leão do Pici. Isidro Pitta descontou, mas não evitou a derrota do Massa Bruta.

Sport 2 x 2 Santos

Jogo eletrizante na Ilha do Retiro. Um gol bizarro abriu o placar para o Sport após falha grotesca do goleiro Brazão. Lucas Lima ampliou, mas o Santos reagiu com Gabriel Bontempo e João Basso, frustrando a torcida do Leão, que ainda sonha com a primeira vitória.

Internacional 1 x 1 Vasco

O Beira-Rio foi palco de uma partida polêmica. O Vasco abriu o placar com Rayan e dominou os primeiros 30 minutos, mas caiu de rendimento. No segundo tempo, o Inter empatou. A expulsão de Léo Jardim por cera gerou revolta e ainda rende discussão nas redes. O empate foi ruim para ambos.

Palmeiras 1 x 0 Grêmio

No Allianz Parque, o Palmeiras venceu com gol relâmpago de Facundo Torres aos 3 minutos. Apesar da vantagem, o time segurou o resultado com tranquilidade e chegou à terceira vitória seguida no campeonato.

Cruzeiro 1 x 2 Ceará

De virada e com o Mineirão lotado, o Ceará desbancou o então líder Cruzeiro. A Raposa até saiu na frente após falha do goleiro rival, mas levou o empate ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Galeano virou e garantiu vitória gigante para o Vozão.

São Paulo 3 x 1 Fluminense

No MorumBis, o São Paulo dominou o Flu. Arboleda, Ferreirinha (mais um de cabeça! Faltam três craque Neto) e Gonzalo Tapia marcaram. Samuel Xavier fez um golaço para o Tricolor carioca, mas não foi o suficiente para impedir a derrota.

Botafogo 1 x 1 Corinthians

No Nilton Santos, o jogo foi lá e cá. O Botafogo dominou o primeiro tempo e abriu o placar com Arthur Cabral. O Corinthians foi melhor na segunda etapa e empatou com Memphis Depay. Apesar do tropeço, o Fogão segue no G-6.

Fim do 1º turno

A próxima rodada promete! Reza a lenda que quem termina o primeiro turno na liderança costuma brigar até o fim pelo título do Brasileirão. Será o caso do Flamengo? Ou Cruzeiro, Palmeiras, Bahia, Bragantino e Botafogo pode desbancar o novo líder?

*JP Vilela é um jovem apaixonado por esportes que passa a assinar a coluna Resenha do Esporte, trazendo seu olhar crítico e analítico sobre o mundo esportivo.

* Sob supervisão da Redação do Expressão Brasiliense

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

‘TOC-TOC’, MORIÁ! É A PF! | ONG que recebeu R$ 53 milhões de parlamentares do DF é alvo de operação

Read Next

FIM DA LINHA PARA DEPUTADA-FORAGIDA | Carla Zambelli é presa pela polícia italiana em Roma

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.