• 28 de março de 2024

Os bastidores da política em Brasília

Surfando na popularidade do pai

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-SP) não é tão bem quisto no Congresso Nacional. O parlamentar chegou na casa em meio às denúncias de irregularidades cometidas pelo seu ex-motorista e assessor, Fabrício Queiroz. Estreante no parlamento federal, o “01”, como é chamado pelo pai, teve que chegar pisando em ovos para não aumentar os estragos feitos pelo seu homem de confiança. A postura adotada pelo senador, no início, era de silêncio e discrição para baixar a poeira.

Passada a turbulência, Flávio Bolsonaro passou a se sentir mais confiante. Hoje, ele circula pelos corredores do Congresso mais solto. O parlamentar agora distribui apertos de mão, abraços e até posa para fotos. Na terça-feira, dia 10, o senador foi abordado por um grupo de São Paulo que pediu para fazer uma foto. O parlamentar foi todo solícito e posou sorridente. Perguntado sobre como estava o pai, Flávio Bolsonaro respondeu: – Ele está doido para entrar no avião num voo direto para Brasília. O pessoal agradeceu a gentileza do “01” que continuou seu trajeto até o Senado todo sorridente. Em outros tempos, com certeza, a foto não seria feita. Pelo visto, a história do Queiroz já caiu no esquecimento.

Luís Miranda deve enviar suas explicações para o DEM nesta quarta-feira

A matéria do programa Fantástico, da Rede Globo, do último domingo (08), ainda está fazendo estragos na vida do deputado federal Luís Miranda (DF). O DEM, seu partido, deu como prazo até esta quarta-feira (11) para que o até então bem-sucedido empresário e youtuber apresente sua defesa sobre as acusações de golpes milionários em terras brasileiras e norte-americanas. Miranda tem adotado como tática acusar para se defender. Vamos ver se vai ter coragem de fazer o que fez com a Globo com seus colegas de partido. O 11 de setembro de Luís Miranda pode ser a sua queda e o adeus ao Democratas. Já tem dirigente do partido comemorando a saída do homem que enganou 65.701 eleitores brasilienses se apresentando como uma pessoa íntegra e conhecedora do mundo dos negócios.

Alcolumbre e Maia fazem jogo duplo no Congresso

Parece que é combinado. Os presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre (AP) e Rodrigo Maia (RJ), respectivamente, estão fazendo um jogo duplo no Congresso. Quando estão reunidos com o governo Bolsonaro, eles se portam como aliados. Já em frente às câmeras e perante seus colegas, eles adotam um posicionamento de independência. Nos bastidores, considera-se que eles acertaram como atuar de maneira que não contrarie os interesses do Executivo e nem dos parlamentares, e no fim das contas não tenham a imagem desgastada perante a opinião pública. Quem conhece o parlamento brasileiro sabe que esse é um jogo arriscado e que pode incidir em perdas lá na frente. Quando se perde o poder, também se perdem os amigos.

Eleições de 2022 antecipadas

Há uma certa sensação no meio político de que as eleições para o governo do DF de 2022 já estão sendo antecipadas. O ti-ti-ti é de que composições e alianças já estão sendo construídas. A previsão é de que o mesmo grupo que nas eleições passadas não chegou a um consenso, continue desunido e opte resolver “o conflito de interesses” nas urnas. Enquanto isso, a população continua perdendo.

Frase para refletir

“Devemos cultivar as nossas qualidades, e não as nossas particularidades”, Johann Goethe (1749 – 1832), escritor, cientista e pensador alemão.

Por José Fernando Vilela

Expressão Brasiliense

Read Previous

Apple lança nova geração do IPhone

Read Next

BRB lança cartão Visa Infinite com benefícios focados para os brasilienses