• 24 de abril de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Veado consola Rollemberg

Veado consola Rollemberg

Foto/montagem: Reprodução/Google Imagens

Abandonado pela sua pupila, a senadora Leila do Vôlei, que trocou o PSB pelo Cidadania, e outros políticos da capital da República, o ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg, comemorou na manhã deste domingo (29) a visita inusitada de um veado campeiro. Rollemberg fez questão de celebrar o feito no Instagram postando a foto do ilustre veado que foi consolá-lo em meio a mata. Agora, o que ele fazia na mata? Não me pergunte… tem gente que disse que sabe. E viva o Cerrado!

Ainda sem rumo

O saque viagem da senadora Leila foi tão certeiro que pessoas próximas ao ex-governador Rollemberg andam dizendo que ele não sabe o que fazer para poder voltar à política em 2022. Uma hora ele diz que é candidato a federal, depois fala que é ao Senado e tem correligionário que sustenta que ele vai concorrer a distrital. Pelo visto, o veado campeiro vai ter que visitar Rollemberg por mais vezes.

Ibaneis encara desafios na saúde com pacote de investimentos e benfeitorias

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

A mudança no comando da Secretaria de Saúde do DF deu o que falar. A oposição não pensou duas vezes e subiu no palanque para gritar pelos quatro cantos da capital que Ibaneis Rocha era incompetente e que não saberia lidar com a situação. Se deram mal. Em menos de 24 horas, tiveram que se calar. Ibaneis correu contra o tempo e anunciou um pacote de medidas como investimentos para recuperar a infraestrutura de unidades de saúde, contratação de pessoal e liberação de horas extras para equipes médicas voltarem com a cirurgias eletivas e reduzir a fila de espera.

Expurgar os mercadores da morte

O núcleo duro do GDF sabe que os problemas da Secretaria de Saúde vão muito além da gestão administrativa. Há anos que a saúde do DF sofre com a influência de grupos políticos e empresários. A maioria desses empreendedores são profissionais da própria rede, mas operam para que os pacientes sejam encaminhados para suas clínicas e hospitais. Assim, a fatura fica alta para o governo e o bolso desses mercadores da morte abarrotado de dinheiro.

Incentivadores do caos

Quanto aos grupos políticos que atuam na calada dentro da secretaria, esses sim são os verdadeiros incentivadores do caos. Há relatos de profissionais ligados a entidades sindicais que estão sabotando o atendimento ao público nos hospitais e unidades de saúde da rede pública. Vai ver eles estão recebendo algum por fora para beneficiar os mercadores da morte.

Izalci à procura de aliados

Foto: Reprodução/Facebook

Desde que resolveu declarar sua intenção em concorrer ao GDF em 2022, o senador Izalci Lucas, que também preside o PSDB-DF, está tendo dificuldades em encontrar aliados para o seu projeto. Izalci tem ido a todo evento político que o convidam na tentativa de conquistar um aliado. No entanto, tem muita gente reclamando da abordagem feita pelo tucano. “Ele quer impor a sua candidatura goela abaixo. Acho que ele desaprendeu como se faz política”, confessou a este colunista um dirigente partidário que esteve com Izalci nos últimos dias.

Ex-petista pode virar tucano

Foto: Reprodução/Instagram

Em meio a essa procura por aliados, Izalci não quer saber se o futuro correligionário já esteve do outro lado. No sábado (28), o parlamentar esteve em Samambaia, já em clima de campanha, e conversou com o ex-administrador regional e atual presidente da Associação Comercial da cidade, Risomar Carvalho. Izalci fez questão de postar foto com o ex-petista. Risomar deve estar se preparando para receber a plumagem tucana em 2022 e tentar novamente uma vaga na CLDF. Em 2018, ele obteve 8.733 votos.

Luis Miranda x Fraga

Foto/montagem: Reprodução/Google Imagens

O desentendimento entre o ex-deputado e presidente do DEM-DF, Alberto Fraga, e o seu correligionário, deputado Luis Miranda, vem preocupando a cúpula nacional do Democratas. Os dois não se entendem. Fraga não esconde de ninguém que quer ver Miranda fora do DEM. Já Luis Miranda, o acusa de estar trabalhando para tirá-lo do partido por ele ser uma ameaça ao seu projeto de eleição para a Câmara dos Deputados em 2022. Segundo fontes da legenda, um acha que tem mais voto que o outro. Já se fala que a última palavra vai ficar por conta de ACM Neto, presidente nacional da legenda.

Debandada no PDT

Foto: Reprodução/Google Imagens

A chegada da ex-distrital Eliana Pedrosa ao PDT gerou um impasse tão grande que pode até atrapalhar seu futuro político. Alguns pedetistas estão buscando um outro partido. O pessoal anda dizendo que não vão servir de escada para Eliana, ainda mais com o histórico político dela e sua família. Teve pedetista que disse a este colunista que “ela deveria ter ido junto com o Pedrosinha para o DEM. Lá sim, é o lugar dela”.

Fernando Fernandes no PSL

Foto: Reprodução/Instagram

O encontro entre o presidente do PSL-DF, Manoel Arruda, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, do PSL, com o deputado Delegado Fernando Fernandes, sem partido, gerou um burburinho nos bastidores da política. Há quem diga que Fernando Fernandes está de malas prontas para o PSL. Enquanto a movimentação do delegado não se concretiza, ele segue administrando a cidade de Ceilândia.

* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.

Expressão Brasiliense

Read Previous

NOVO HÁBITO | Pesquisa revela que solicitações de serviços públicos online cresceu mais de 37% no Brasil

Read Next

EXPANSÃO DAS AGÊNCIAS | Governo Ibaneis começa a implantar postos do Na Hora nas RAs