• 21 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Sem rumo e sem moral com o eleitor, PT do DF apoia ataque misógino de distrital em busca de holofote

Sem rumo e sem moral com o eleitor, PT do DF apoia ataque misógino de distrital em busca de holofote

Sem rumo e sem moral com o eleitor, PT do DF apoia ataque misógino de distrital em busca de holofote
Foto: Divulgação/PT-DF

O PT do DF dá sinais de que vai continuar em decadência na capital federal. Na última quarta-feira (24), a comissão executiva da legenda no DF divulgou nota chancelando o ataque misógino promovido pelo distrital petista Gabriel Magno contra o casal Belo e Gracyanne, que está em processo de separação, envolvendo o governador do DF, Ibaneis Rocha, e a sua vice, Celina Leão. Gabriel foi repreendido por distritais e recebeu críticas de vários setores da sociedade brasiliense. Como o PT-DF está sem rumo e sem moral com o eleitor da capital federal, a direção local da legenda resolveu abandonar o discurso de combate à violência contra a mulher para manifestar apoio ao deputado. O partido preferiu atacar distritais, aliados de Ibaneis e Celina, e a imprensa do que enquadrar seu filiado. O comando do PT-DF sinaliza que vai partir para o tudo ou nada nas próximas eleições em busca da sobrevivência da legenda, o que é uma estratégia bem kamikaze considerando que o desempenho dos petistas nos últimos pleitos foram vergonhosos em comparação a outros tempos. Enquanto o Palácio do Planalto se predispõe em ajudar a levantar a moral do partido por estas bandas, os ‘companheiros’ brasilienses, em especial os que integram o diretório regional, afundam ainda mais o PT.

Petistas do DF fazem vista grossa às agressões do filho de Lula a ex-mulher 

Petistas do DF fazem vista grossa às agressões do filho de Lula a ex-mulher
Foto: Reprodução/Google Imagens

Os ataques desferidos contra Ibaneis e Celina trouxe à baila um assunto que o PT estava trabalhando para ofuscar e enterrar de vez: as agressões do filho de Lula a sua ex-mulher. Muita gente do mundo político ao ver o meme de Belo e Gracyanne com Ibaneis e Celina questionou o porquê que o partido fez vistas grossas à atitude de Luís Cláudio Lula da Silva. A ex-companheira do filho de Lula, a médica Nathália Schincariol chegou a conceder entrevista afirmando que, além de apanhar, Luís Cláudio a chamava de ‘puta, vagabunda’ e dizia que não iria para cadeia porque é filho do presidente Lula. Nenhum petista brasiliense deu um pio em defesa de Nathália, nem mesmo Gabriel Magno, que se elegeu com a bandeira de que defende a mulher.  

Legenda contaminada

Legenda contaminada
Foto: Divulgação/PT Mulher

As agressões de Luís Cláudio Lula da Silva, pelo visto, contaminaram todo o PT. A legenda que sempre foi voz ativa na defesa do público feminino e no combate à violência doméstica está em silêncio. Nem a presidenta do partido, a deputada Gleisi Hoffmann abriu o bico. Até as parlamentares petistas no Congresso fingiram que nada aconteceu e vida que segue. Fica difícil para o eleitor acreditar em políticos que defendem uma causa e na hora de entrar em ação preferem se calar para não prejudicar os ‘companheiros’.

Oposição consciente

Oposição consciente
Foto: Reprodução/Google Imagens

A postagem de Gabriel Magno gerou desgaste para ele, para o PT e para Lula no DF, porém seus dois colegas petistas na CLDF, os distritais Chico Vigilante e Ricardo Vale, saem ilesos dessa confusão. Chico e Ricardo não se meteram na história de Gabriel e fortaleceram ainda mais a imagem que ambos possuem junto aos demais colegas da CLDF de que eles fazem uma oposição com consciência, com respeito e parcimônia, diferente do novato que demonstrou que não sabe respeitar o limite da prudência. Gabriel Magno tem sido muito criticado nas rodas internas do PT-DF.

Cláudio Abrantes fez bonito nas comemorações dos 64 anos de Brasília

Cláudio Abrantes fez bonito nas comemorações dos 64 anos de Brasília
Foto: Reprodução/Google Imagens

As comemorações do aniversário de 64 anos de Brasília ficarão marcadas para sempre pela grandiosidade e pela organização dos eventos. Este ano, a programação contemplou atividades de diversos segmentos da sociedade. Teve evento cultural, esportivo, cívico e religioso. A ideia de descentralizar os shows e eventos foi muito bem recebida pelo público, que compareceu e festejou os 64 anos da cidade. O trabalho realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, sob o comando do ex-distrital Cláudio Abrantes, foi muito bem executado. Quem participou das comemorações gostou muito do que viu. O secretário de Cultura fez bonito. 

Federação PP – Republicanos pode diminuir chances de reeleição de federais em 2026

Federação PP - Republicanos pode diminuir chances de reeleição de federais em 2026
Foto: Reprodução/Google Imagens

As tratativas para a criação de uma federação partidária entre o PP e o Republicanos após as eleições municipais deste ano acenderam o sinal de alerta para os deputados federais do DF que se elegeram pela legenda do bispo Edir Macedo. Caso as negociações se concretizem, em 2026 vai ser difícil o Republicanos repetir o feito de 2022 quando elegeu três deputados federais (Fred Linhares, Julio Cesar e Gilvan Máximo) e ainda possibilitou ao primeiro suplente (professor Paulo Fernando) assumir o cargo por um tempo. Se a federação sair do discurso e for registrada, a construção da nominata para deputado federal se torna inviável para quem deseja concorrer pelo Republicanos, pois alguém vai ficar de fora da chapa. Nos bastidores, as notícias dão conta de que já tem republicano articulando para trocar de time e evitar uma derrota em 2026. A não ser que um dos três federais do Republicanos integre a chapa de Celina como vice nas próximas eleições. 

Celina e autoridades do Judiciário são condecorados pelo Rotary Club de Brasília

Celina e autoridades políticas e do Judiciário são condecorados pelo Rotary Club de Brasília
Foto: George Gianni/VGDF

O Rotary Club de Brasília, chamado de O Pioneiro por ter sido instalado antes mesmo da inauguração da capital federal em 1958, homenageou, na última quinta-feira, dia 25 abril, a vice-governadora do DF, Celina Leão, e autoridades do Judiciário e da própria instituição. Celina foi condecorada com a Medalha do Mérito Ernesto Silva, que foi criada para homenagear personalidades notáveis da sociedade brasiliense e celebrar um dos fundadores da entidade na capital, o médico e militar Ernesto Silva. Além de Celina, também foram homenageados o desembargador do TRF da 1ª Região, Roberto Veloso; o 1º vice-presidente do TJDFT e ex-presidente do TRE-DF, Roberval Belinati; o distrital Roosevelt Vilela; o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa; a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues; e o governador do Distrito Rotário 4.530, José Hilário Rodrigues. Parabéns a todos os homenageados. 

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.  

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

HOMENAGEADA PELOS ROTARIANOS | Celina Leão é condecorada com a Medalha Ernesto Silva em noite festiva do Rotary Club de Brasília

Read Next

LUTO OFICIAL | Ibaneis lamenta falecimento de ex-presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto