Reação rápida e enérgica de Celina Leão em atentado contra o STF evita possíveis ataques de adversários
Considerada a candidata favorita ao Buriti em 2026, a vice-governadora do DF, Celina Leão, do PP-DF, volta e meia se torna alvo de ataques e críticas de seus opositores. O lamentável atentado contra o Supremo Tribunal Federal na noite da última quarta-feira (13) tinha tudo para ser mais um fato a ser utilizado por seus adversários para atingi-la, principalmente porque a ‘Leoa’ está exercendo a função de titular do GDF. Entretanto, Celina, sabiamente, reagiu de forma rápida e enérgica e por volta das 23h lá estava ela no Palácio do Buriti dando uma entrevista coletiva à imprensa com as primeiras informações sobre o que havia ocorrido na Praça dos Três Poderes horas antes. A governadora em exercício repassou aos profissionais o que se sabia até aquele instante sobre as explosões nas adjacências do STF e anexo IV da Câmara dos Deputados. Durante a coletiva, a ‘Leoa’ fez questão de frisar que o “DF tem comando”. A fala de Celina evitou que surgisse o clamor dos esquerdistas daqui ao governo Lula para que decretasse uma intervenção federal aos moldes do que ocorreu logo após os atos do 8 de janeiro. O recado dado pela ‘Leoa’ foi compreendido pelo Planalto, ninguém de lá ousou meter o bedelho. Como se trata de um atentado contra um órgão federal, a Polícia Federal também está investigando o crime. Ainda na coletiva, Celina Leão destacou que a Polícia Civil do DF abriria um inquérito para apurar a ação terrorista de Francisco Wanderley, o Tiu França. Celina concedeu entrevista rodeada da cúpula das forças de segurança pública do DF. A atitude da ‘Leoa’ deixou seus adversários sem dar um pio sobre possíveis falhas do GDF no trágico episódio.
Preparada para governar o DF
O atentado contra o STF serviu mais uma vez para Celina Leão mostrar à população da capital federal o quanto ela está preparada para continuar no Buriti a partir de janeiro de 2027. Essa não é a primeira vez que a ‘Leoa’ tem que agir em momentos trágicos no exercício da função de governadora. Em janeiro deste ano, o GDF, sob o comando de Celina Leão, teve que socorrer famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas da época e tiveram suas casas alagadas na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante. Na ocasião, Celina esteve no local e acompanhou as operações para amenizar os impactos causados pelos temporais. O episódio com o homem-bomba no STF reforça ainda mais o discurso de seus apoiadores de que a ‘Leoa’ está pronta para governar Brasília.
Enquanto STF condena, Izalci defende anistia
Devido ao atentado contra o STF, os ministros da Corte Suprema não hesitaram em condenar publicamente o desejo de alguns parlamentares do Congresso Nacional em conceder anistia aos presos nos atos do dia 8 de janeiro. Para os magistrados, o gesto de perdoar os supostos golpistas fortalece ainda mais o discurso do ódio contra as instituições democráticas. Já o senador Izalci Lucas, do PL-DF, engrossa a fila dos que defendem a anistia aos envolvidos com o 8 de janeiro. Em suas redes sociais, Izalci, que vem tentando a todo custo conquistar o apoio dos bolsonaristas brasilienses, reiterou a necessidade do parlamento interceder a favor dos presos e condenados pelos atos praticados no dia 8 de janeiro. “Anistia para o país voltar para a normalidade”, diz o senador nas redes.
Gilvan Máximo faz escola e Fraga destina emenda para Saúde Mais Perto do Cidadão
O deputado federal Gilvan Máximo, do Republicanos, anda fazendo escola no Congresso Nacional. O projeto Saúde Mais Perto do Cidadão, idealizado por ele, vai ganhar uma segunda estrutura e vai ajudar o GDF a ampliar a quantidade de atendimento à população. O também deputado federal, Alberto Fraga, do PL, destinou recursos para o projeto e mais cincos cidades serão contempladas com os serviços de saúde. O restante da bancada do DF poderia seguir o exemplo de Fraga e contribuir para que o projeto possa atender ainda mais pessoas aqui na capital federal. Parabéns ao deputado Gilvan Máximo por ter idealizado esse projeto tão importante para a população brasiliense e também para o deputado Fraga que teve a grandeza de entender que o Saúde Mais Perto do Cidadão é uma excelente proposta para o DF.
Poli é o grande favorito na disputa pela presidência da OAB/DF
A disputa pelo comando da presidência da OAB/DF para o triênio 2025 – 2027 chega ao fim neste domingo (17). Cerca de 36 mil advogados inscritos na entidade estão aptos a votar. De acordo com as pesquisas divulgadas, o atual secretário-geral e candidato da chapa 01, Paulo Maurício, o Poli, é o grande favorito. Poli tem tudo para vencer a disputa contra seu principal adversário, o criminalista Cléber Lopes, que nos últimos dias viu sua campanha descer ladeira abaixo por ter sido punido pela comissão eleitoral por ter proposto isentar os profissionais com até cinco de inscrição de pagarem a anuidade. A proposta dele foi considerada fake news e o advogado teve que se retratar. Diante disso, as sondagens de última hora apontam que Poli disparou nas intenções de votos. Os demais concorrentes vão ficar pelo caminho. Karol Guimarães não conseguiu convencer seus colegas a entrarem para a sua panela grega. Cris Damasceno, que pulou de um lado para outro até decidir se candidatar, também não agradou a classe. Já Everardo Gueiros, que buscou vincular a sua imagem ao bolsonarismo, só fez barulho. O resultado deve sair ainda na noite deste domingo.
Mistérios da semana
- Quem é o parlamentar brasiliense que sonha com a cadeira de conselheiro do TCDF, mas não sabe a tabuada? Sem saber fazer contas, fica difícil a pessoa emplacar seu nome. Mistério….
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.