• 2 de fevereiro de 2025

O FINO DA POLÍTICA | Quem vai sair do ‘saco de gatos’ do Republicanos-DF para ser vice na chapa da ‘Leoa’?

Quem vai sair do ‘saco de gatos’ do Republicanos-DF para ser vice na chapa da ‘Leoa’?

Quem vai sair do ‘saco de gatos’ do Republicanos-DF para ser vice na chapa da ‘Leoa’?
Foto/Montagem: Reprodução/Google Imagens

O ano de 2025 mal começou, e a disputa interna no Republicanos do DF para definir quem será o indicado pelo partido para ser vice na chapa de Celina Leão (PP) nas eleições de 2026 já virou um verdadeiro ‘saco de gatos’. O partido tem muitos interessados no cargo. Recentemente, com base em informações de fontes republicanas, este colunista havia informado que haveria três possíveis pretendentes, mas, para minha surpresa, esse número pode chegar a nove. No cenário político atual, a legenda conta com uma senadora, três deputados federais e um distrital. Desses, apenas a senadora Damares Alves não demonstrou interesse na vaga. Ela inclusive já declarou apoio a Celina e afirmou que não se candidatará ao GDF para disputar contra sua amiga, como muitos propagadores de fake news têm espalhado. Segundo fontes do partido, todos os outros parlamentares estão se movimentando para garantir o apoio necessário e ser o escolhido. Além dos deputados titulares, os suplentes Paulo Fernando e o ex-distrital Delmasso, atual secretário da Família e Juventude, também manifestaram interesse em disputar a indicação do partido. Delmasso chegou a reclamar a este colunista por não ter sido mencionado na última vez que escrevi sobre o tema.

Quem também está de olho nessa vaga de vice são os líderes do Republicanos. O presidente da legenda no DF, Wanderley Tavares, deseja que os parlamentares continuem no Legislativo e que ele próprio seja o indicado. Caso não consiga, ele tentará emplacar seu irmão, pastor Egmar Tavares. Contudo, um nome de fora pode surgir nesse ‘saco de gatos’ republicano. De acordo com fontes republicanas do Congresso Nacional, o líder da Igreja Universal do Reino de Deus e principal idealizador da criação do partido, bispo Edir Macedo, também estaria interessado na vaga de vice de Celina. Segundo aliados da Universal, o dono da segunda maior emissora de TV do Brasil, a Record, estaria avaliando a possibilidade de mudar seu domicílio eleitoral para o DF e usar sua influência dentro do partido para ser o escolhido. Se o bispo realmente decidir desembarcar em Brasília, a situação pode mudar. Resta saber se o grupo Ibaneis-Celina aceitará qualquer um dos indicados. Bom, até 2026 ainda tem muita coisa para acontecer. Até lá, a briga no ‘saco de gatos’ republicano vai seguir firme. Haja ração. Tomara que ninguém saia arranhado.

Aliança de Lula e Bolsonaro nas eleições do Congresso confirma que, em primeiro lugar, vem o interesse deles, e o povo que se ‘F04@’

Aliança de Lula e Bolsonaro nas eleições do Congresso confirma que, em primeiro lugar, vem o interesse deles, e o povo que se ‘F04@’
Foto: Divulgação/Congresso Nacional

O primeiro sábado de fevereiro foi atípico em Brasília. A presença maciça de deputados e senadores para as eleições no Congresso Nacional movimentou a cidade. Todos queriam estar presentes. Como a escolha dos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados é um jogo de cartas marcadas, os parlamentares apenas confirmaram o que já havia sido acordado entre a aliança partidária, que tinha como candidatos o senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). No entanto, o que mais chamou a atenção foi o fato de que essa aliança tinha como principais avalistas o presidente Lula (PT) e o seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). A união do petista e do capitão para apoiar os candidatos do ‘Centrão’ evidencia que ambos não têm maioria no Congresso e estão reféns de seus líderes. A cena mais marcante dessa necessidade de Lula e Bolsonaro pedir a bênção aos congressistas foi o presidente recém-eleito do Senado, Davi Alcolumbre, receber uma sequência de ligações dos dois para ser cumprimentado.

Essa aliança em torno de Alcolumbre e Hugo Motta confirma que, para os políticos deste país, os interesses próprios vêm antes de tudo. E cadê aquele discurso bonito da campanha, de que o interesse do povo está acima de tudo? É por isso que digo e repito aos meus amigos e familiares, que ficam brigando por causa de política: não vale a pena. A volta de Davi Alcolumbre e a eleição de Hugo Motta são o reflexo da realidade da política brasileira. Primeiro vêm os interesses deles; o povo, que se ‘F04@’.

Bancada do DF vota em Davi Alcolumbre e Hugo Motta

Bancada do DF vota em Davi Alcolumbre e Hugo Motta
Foto: Reprodução/Google Imagens

A bancada do DF no Congresso Nacional também fez parte dessa aliança. No Senado, os três representantes do DF votaram em Davi Alcolumbre. Na Câmara, os oito deputados federais confirmaram o favoritismo de Hugo Motta. Dessa vez, não houve ninguém defendendo Lula ou atacando Bolsonaro, ou vice-versa. Todo mundo simplesmente validou o acordo que culminou na eleição dos candidatos do ‘Centrão’. Agora que a eleição já passou, o jogo de cena para a plateia pode voltar.

CLDF retorna aos trabalhos legislativos

CLDF retorna aos trabalhos legislativos
Foto: Divulgação/Ag. CLDF

O recesso legislativo da Câmara Legislativa do DF (CLDF) chegou ao fim. Na próxima terça-feira (4), os distritais estarão de volta aos trabalhos no plenário. A sessão inaugural será solene e espera-se a presença do governador Ibaneis ou de um representante do GDF. Para este ano, a CLDF estreia uma nova configuração da mesa diretora e terá novas comissões em funcionamento. No primeiro semestre, os distritais devem se debruçar sobre a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e outras propostas que ainda serão encaminhadas pelo Executivo. O PDOT deve ser a principal pauta da CLDF. O governo Ibaneis tem interesse em aprovar o projeto ainda neste ano, pois no ano que vem os distritais estarão mais focados nas eleições.

Hermeto volta à liderança do governo e terá a ajuda de Pepa como vice

Hermeto volta à liderança do governo e terá a ajuda de Pepa como vice
Fotos: Divulgação/Ag. CLDF

Considerado um dos distritais mais próximos de Ibaneis Rocha, o deputado Hermeto (MDB) volta a ocupar a liderança do governo na CLDF. Ele já tinha ocupado o posto no primeiro mandato de Ibaneis e agora terá a missão de emplacar os projetos de interesse do GDF. Hermeto contará com a ajuda do distrital Pepa (PP), que será o vice-líder do governo. Além de ser a voz do governo no plenário, Hermeto também terá a tarefa de rebater os discursos inflamados e ataques da oposição. O antecessor de Hermeto, Robério Negreiros (PSD), deixou muito a desejar nesse quesito. Por diversas vezes, o GDF era atacado e Negreiros apenas observava, sem reação. Quando defendia, era porque alguém o forçava. Fora isso, a oposição dominava as críticas e ataques. Nos bastidores, o governo Ibaneis aposta todas as fichas no emedebista, esperando que ele consiga melhorar o diálogo entre a CLDF e o GDF. Muitos distritais da base atribuem os ruídos e percalços enfrentados pelo governo nos últimos dois anos à liderança de Negreiros.

Mistério da semana

  • Qual senador ou senadora do DF contribuiu com os R$ 26 milhões destinados pela bancada do DF a uma ONG com sede em Alagoas, para promover ações de ‘empoderamento da mulher e empreendedorismo feminino’ na capital federal? Um detalhe importante: a instituição agraciada pelos parlamentares do DF foi alvo de investigação pela Polícia Federal recentemente. Com a ONG sob investigação, espera-se que a PF dê o ‘fraga’ e aja com o ‘máximo’ de ‘prudência’ possível para encontrar o destino final dessa emenda. Mistério…

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.  

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

ELEIÇÕES NO CONGRESSO | Davi Alcolumbre e Hugo Motta confirmam favoritismo e são eleitos para comandar o Senado e a Câmara, respectivamente