• 21 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | PSDB do DF ainda não decidiu se vai apoiar Celina Leão em 2026

PSDB do DF não decidiu se vai apoiar Celina Leão em 2026

PSDB do DF ainda não decidiu se vai apoiar Celina Leão em 2026
Foto: Reprodução/Google Imagens

Após a saída do grupo do senador Izalci Lucas do comando do PSDB no DF e a indicação do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, para presidir a legenda na capital federal, nos bastidores criou-se a expectativa de que os tucanos estão fechados com a atual vice-governadora do DF, Celina Leão, do PP, que concorrerá à reeleição em 2026, considerado que ela assuma o governo a partir de abril do mesmo ano. Muita gente já dava como certa essa aliança. Entretanto, como se dizia no passado: esqueceram de combinar com os russos, ou com os tucanos. Na última quinta-feira (31), durante participação no podcast Café Expressão, apresentado por este colunista, Sandro Avelar ao ser questionado se o PSDB vai apoiar a ‘Leoa’ em 2026 deu a entender que a legenda ainda não tem uma posição sobre a possível aliança. 

O tucano destacou que Celina e Ibaneis são seus amigos. Ele enfatizou que enquanto estiver exercendo a função de secretário de Segurança Pública do DF vai “lutar com todo meu afinco para que Celina e Ibaneis, ou Ibaneis e Celina façam o melhor governo possível”. Já quanto a apoiar o projeto Celina 2026, Sandro Avelar não hesitou em afirmar que essa é uma decisão que não depende só dele. “O PSDB é óbvio que ele vai ter que se posicionar no âmbito nacional. Então é evidente que o governador Marconi Perillo (atual presidente nacional da sigla) e os dirigentes que respondem nacionalmente pelo partido eles vão ditar o caminho a ser seguido. Como dirigente do partido, eu vou aguardar as posições que vão ser defendidas pelo PSDB nacional”, observou.

Sandro Avelar voltou a comandar a Secretaria de Segurança Pública dias após os atos do dia 8 de janeiro de 2023. A sua indicação foi chancelada pelo governo Lula que havia decretado intervenção federal nas forças de segurança do DF após o quebra-quebra na Praça dos Três Poderes. Sandro também exerceu a mesma função de 2011 a 2014 durante o governo do petista Agnelo Queiroz. No meio politico, ele sempre foi considerado um técnico, porém o seu ingresso no PSDB sinaliza que o delegado pretende alçar voos mais altos na política tendo como guia o centro, nada de ir para direita ou para a esquerda. 

Veja abaixo o episódio do Café Expressão com Sandro Avelar:

Novos rumos na capital federal

Novos rumos na capital federal
Foto: Reprodução/Google Imagens

Já em relação a preparação do PSDB-DF para as próximas eleições, Sandro Avelar revelou que o partido tem sido muito procurado por pretensos candidatos. “Tem até gente com mandato querendo ingressar no PSDB”, frisou Avelar. O dirigente disse que a sigla vai voltar ao protagonismo dos tempos do Plano Real. “O PSDB é o partido que mudou a história da economia neste País. E não pode ficar nessa situação. Nós vamos resgatar aquele PSDB que é lembrado por criar o Plano Real”, garantiu o tucano.

Candidatos à presidência da OAB/DF apoiados por partidos e políticos estão fadados ao fracasso 

Candidatos à presidência da OAB/DF apoiados por partidos e políticos estão fadados ao fracasso
Foto: Reprodução/Google Imagens

A disputa pela presidência da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) está pegando fogo. Os candidatos estão em campanha, seja promovendo reuniões, participando de entrevistas ou visitando os profissionais que atuam nas Subseções da entidade em busca de votos. Contudo, um detalhe muito importante não tem passado despercebido pelos advogados. Entre os cinco candidatos, quatro são apoiados por partidos e políticos. O candidato dos verdes, o criminalista Cléber Lopes, tem o seu padrinho. Everardo Gueiros (Vevê), candidato dos azuis, tem recebido declarações e manifestações de apoio de diversos políticos, em especial, da direita bolsonarista. Recentemente, Vevê postou um vídeo ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro que, apesar de não pedir voto explicitamente para o advogado, lhe desejou boa sorte. Há rumores de que o candidato azul fez o compromisso de ajudar Bolsonaro em 2026 com a estrutura da OAB/DF caso seja o vencedor. Everardo conta também com o apoio de parlamentares bolsonaristas. Já as duas mulheres que participam do pleito, Cris Damasceno e Karolyne Guimarães, também têm apadrinhamento político. Karolyne inclusive é apoiada por um partido político. O candidato da situação, Paulo Maurício Siqueira, o Poli, não conta com a ajuda de nenhum partido ou político. Nesse contexto, o candidato ou candidata que é apoiado por partido ou político está fadado ao fracasso.

Advogados não querem interferência política na ordem

Advogados não querem interferência política na ordem
Foto: Reprodução/Google Imagens

Nos bastidores, há um sentimento comum entre os advogados e advogadas que vão votar no próximo dia 17 de novembro. A maioria dos profissionais da classe não querem que a OAB/DF sofra qualquer tipo de interferência política. “Eles querem que a política entre na OAB. Isso não pode”, reclamou um jurista renomado a este colunista. A OAB é umas instituições mais importantes dentro do processo democrático e não pode se contaminar com políticas partidárias e muito menos deixar que políticos tenham o poder de influenciar na gestão da instituição. O País precisa de uma OAB independente e sem rabo preso com políticos, pois se trata de uma instituição que sustenta um dos pilares da democracia. A Ordem dos Advogados do Brasil tem como missão defender a Constituição e a ordem jurídica de um Estado Democrático de Direito, além de promover os direitos humanos, e não servir a partidos e seus líderes.   

Com o filme queimado com a categoria após o fiasco da greve, SindMédico avalia possível troca de comando na entidade

Com o filme queimado com a categoria após o fiasco da greve, SindMédico avalia possível troca de comando da entidade
Foto: Reprodução/SindMedico

O fiasco da greve dos médicos da rede pública do DF ainda está dando o que falar. Na semana que passou, alguns profissionais foram sondados por telefone para saber o que achavam da atuação do SindMédico-DF durante o movimento paredista. Nos corredores dos hospitais e das unidades de saúde do DF, as reclamações de médicos em relação à entidade tem se tornado frequente. Já existe até a movimentação de médicos mais novos que querem montar uma chapa para concorrer contra a atual administração. Na sondagem, o entrevistador chega a perguntar o que o profissional opinava sobre uma possível troca de cadeira na entidade entre os integrantes da atual gestão. O SindMédico-DF é comandado desde 2009 pelo médico Gutemberg Fialho e sua imagem está muito desgastada perante a classe médica. Ele já tentou se eleger deputado distrital por três vezes, mas nunca chega lá. Independente de quem seja o escolhido para substituir o Dr. Guti Guti, o SindMédico-DF caminha para ter um novo grupo no comando. Vamos acompanhar.

Mistérios da semana

– Quem é o deputado distrital que já avisou ao seu mentor político que se continuar ensaiando uma traição ao atual grupo que comanda o Palácio do Buriti para 2026 vai deixá-lo falando sozinho? Mistério….

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.  

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

COMBATE À POLIOMIELITE | A partir deste sábado (2), vacina contra a paralisia infantil passa a ser injetável

Read Next

MTV NAS ESCOLAS | Projeto de artistas de Brasília lança clipe produzido por estudantes da rede pública