• 21 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Prisão de Wilmar Lacerda abriu ainda mais a cova do PT no DF e enfraquece a legenda para 2026

Prisão de Wilmar Lacerda abriu ainda mais a cova do PT no DF e enfraquece a legenda para 2026

Prisão de Wilmar Lacerda abriu ainda mais a cova do PT no DF e enfraquece a legenda para 2026
Foto: Reprodução/Google Imagens

A situação do Partido dos Trabalhadores aqui no Distrito Federal, que já não estava das melhores, deve ficar ainda pior após a prisão de seu atual vice-presidente Wilmar Lacerda, acusado de integrar uma organização criminosa que teria praticado violência sexual contra duas adolescentes, de 13 e de 17 anos. Wilmar sempre foi uma voz ativa dentro do partido, tanto aqui no DF como na direção nacional da sigla, e exercia forte influência sobre a militância petista. A sua detenção na última quinta-feira (24) pela 3ª fase da Operação Predador da Polícia Civil do DF, na região Central do Plano Piloto, do ponto de vista político, enfraquece a legenda ainda mais na capital federal. O PT-DF vem tentando se reerguer desde que Agnelo Queiroz deixou o Palácio do Buriti em 31 de dezembro de 2014. O desempenho dos petistas nas urnas em terras brasilienses tem sido vergonhoso. Em 2018, eles passaram vergonha com Júlio Miragaya ficando em sexto lugar. Na última eleição, em 2022, o PT-DF teve que engolir um candidato de outra legenda e ainda amargou mais uma derrota na disputa ao Senado. 

Internamente, parlamentares e alguns líderes estão pedindo a expulsão de Wilmar Lacerda para tentar amenizar as coisas e seguir em frente. Contudo, o PT-DF decidiu apenas afastá-lo ‘cautelarmente’, o que deixou evidente que alguém tem rabo preso com Wilmar. O agora vice-presidente afastado vinha tocando projetos importantes para o partido a nível federal. Ele vinha articulando um programa de cooperação técnica entre o Brasil e Cuba na Apex-Brasil que envolve alguns milhões de reais no setor de TI. Por parte do Planalto, ninguém deu um pio sobre a prisão de Lacerda. O governo Lula está fingindo que não sabe de nada e que essa bronca não é de lá.

Mas voltando aqui para a realidade do DF, Wilmar Lacerda abriu ainda mais a cova do partido no Campo da Esperança da política brasiliense. A ‘companheirada’ vinha se movimentando nos bastidores a procura de um nome que pudesse reposicionar o PT no cenário local, em especial, para a disputa ao GDF em 2026, porém, o episódio envolvendo um de seus principais líderes coloca a sigla e sua militância numa situação delicada e ao mesmo tempo constrangedora. O caso envolvendo Wilmar Lacerda alimenta ainda mais a narrativa de seus opositores de que o PT defende bandido e tem vínculo com organizações criminosas. Por ora, Wilmar continua preso, pois o juiz da audiência de custódia manteve sua prisão preventiva, e segue filiado ao PT-DF. Quem sabe ele comande o partido lá de dentro da cadeia como faz Marcola com o PCC, talvez seja por isso que ninguém tem culhão para expulsá-lo.       

Pré-candidatos de outros partidos de esquerda vão aproveitar para eliminar indicação petista

Pré-candidatos de outros partidos de esquerda vão aproveitar para eliminar indicação petista
Foto: Reprodução/Google Imagens

Quem comemorou e soltou fogos com a prisão de Wilmar Lacerda foi a ‘companheirada’ de outros partidos de esquerda. Como já mencionei acima, o PT-DF vinha se movimentando para tentar chegar com força em 2026 e ter um nome forte para disputar o GDF. Devido ao ocorrido com o dirigente petista, os líderes de outras legendas esquerdistas daqui já falam abertamente que seus pré-candidatos têm melhores condições para concorrer do que qualquer nome que venha do PT-DF a partir de agora. Os dirigentes esquerdistas sabem que essa é a melhor oportunidade para eliminar de vez por todas as chances dos petistas indicarem um nome para encabeçar a chapa que vai disputar o Buriti em 2026. Dizem as más línguas por aí que se o PT-DF quiser compor aliança, pode ficar com a indicação da segunda suplência ao Senado das duas chapas que serão compostas. Como diz aquele velho ditado: há males que vêm para o bem. E com certeza, os companheiros psolistas, pessebistas, redistas, comunistas e socialistas, não vão perder essa chance de serem protagonistas.

Reginaldo Veras ainda pensa que está na CLDF

Reginaldo Veras ainda pensa que está na CLDF
Foto: Carlos Gandra/Ag. CLDF

A vinda do cantor norte-americano Bruno Mars para uma turnê no Brasil mexeu não só com os seus fãs como também fez o deputado federal, Reginaldo Veras, do PV-DF, delirar. O parlamentar resolveu homenagear o astro gringo e apresentou um projeto de resolução para conceder a ele o título de Cidadão Honorário do Brasil. A proposta de Reginaldo não agradou muitos parlamentares do Congresso Nacional. Veras vem sendo criticado. Nos bastidores, teve um deputado questionando o colega: ele ainda pensa que está na Câmara Legislativa do DF? De acordo com o site da Câmara dos Deputados, o projeto de resolução de Reginaldo Veras está aguardando manifestação do presidente da Casa, o deputado Arthur Lira, do PP-AL. É possível que ‘Bruninho’ vá embora se levar esse título para Honolulu, no Havaí, sua terra natal. Ele fica no Brasil até 5 de novembro. Corre, Reginaldo! Se não, o homem vai te deixar com o título na mão. 

Nova operação da PCDF contra ex-administrador de Brazlândia e ex-chefe de gabinete de Iolando gera desconfiança contra o distrital entre lideranças da cidade 

Nova operação da PCDF contra ex-administrador de Brazlândia e ex-chefe de gabinete de Iolando gera desconfiança contra o distrital entre lideranças da cidade 
Foto: Reprodução/Google Imagens

A pergunta que não quer calar nas rodas de conversas entre as lideranças de Brazlândia é a seguinte: até onde o distrital Iolando não sabia dos cambalachos de seu ex-chefe de gabinete e ex-administrador da cidade, Marcelo Gonçalves? Na última sexta-feira, dia 25, a Polícia Civil do DF (PCDF) deflagrou a quarta fase da Operação Colombo, que investiga um esquema de desvio de dinheiro público em eventos e a venda de terreno irregular em Brazlândia. O ex-administrador e ex-chefe de gabinete do distrital é um dos principais investigados. Apesar de Iolando negar qualquer tipo de envolvimento, o ti-ti-ti na pacata cidade brasiliense tomou de conta. O distrital tem sido alvo de críticas e muita gente já fala abertamente que não votará mais nele. “Iolando está envergonhando Brazlândia”, disse um dos líderes históricos da cidade a este colunista. As principais lideranças da região já começam a levantar suspeitas em relação à conduta de Iolando. O nome do distrital está na boca do povo, só que dessa vez, não como ele gostaria. O parlamentar vai ter que cortar um dobrado se quiser se reeleger em 2026. Já tem gente fechando aliança com um colega de Iolando que anda ocupando espaço na cidade. Na eleição passada, o distrital forasteiro teve uma boa leva de votos na região, pois o pouco que teve se tornou muito para quem não teve nada em 2018. Como o objetivo do distrital de fora é dobrar a votação em Brazlândia, com certeza, a meta será alcançada, ainda mais com os correligionários do deputado Iolando ajudando.  

Todos contra Poli

Todos contra Poli
Foto: Reprodução/YouTube

A campanha para as eleições da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) está a todo vapor. Os candidatos já estão se movimentando em busca de apoios para vencer a disputa no dia 17 de novembro deste ano. Entre os cinco candidatos que pretendem comandar a OAB/DF, o grande favorito é o advogado Paulo Maurício Siqueira, o Poli, da chapa 01. Ele tem sido o principal alvo de seus concorrentes. Ainda mais que sondagens internas que estão sendo realizadas apontam que Poli está liderando as intenções de votos. O advogado que representa o grupo do atual presidente, Délio Lins Jr., foi o vencedor do debate que ocorreu no decorrer da semana passada. Durante o encontro, Poli se sobressaiu em relação aos seus concorrentes que optaram em atacá-lo o tempo todo. Paulo Maurício, por sinal, aproveitou da situação para demonstrar o quão preparado ele está para suceder ‘Delinho’. No final do debate, quem assistiu ficou com a impressão de que foi exibido o filme: Todos contra Poli. Se a estratégia dos adversários era diminuir a força da chapa da situação, o resultado não foi dos melhores para eles. Os levantamentos sinalizam que Poli cresceu mais ainda.

Cléber Lopes ainda é ‘barriga verde’ para presidir a Ordem

Cléber Lopes ainda é ‘barriga verde’ para presidir a Ordem
Foto: Reprodução/Google Imagens

Que o advogado Cléber Lopes é um dos maiores nomes do País na sua área criminal, isso ninguém tem dúvida. Agora, a performance do nobre advogado durante o primeiro debate entre os pretendentes ao cargo de presidente da OAB/DF ficou bem abaixo das expectativas. O pessoal espera mais de Cléber Lopes. Porém, o que se viu foi um candidato que desconhece a realidade dos advogados e tem pouco domínio de como funciona a instituição representativa. Nos grupos de aplicativos de conversas, após o debate surgiram muitas avaliações e análises sobre o desempenho de cada concorrente. Para a maioria, Cléber Lopes ainda é ‘barriga verde’ para comandar a OAB/DF.

Cuspindo na panela que comeu

Cuspindo na panela que comeu
Foto: Reprodução/Google Imagens

A narrativa da candidata Karolyne Guimarães, da chapa 99, de que vai acabar com a panelinha na OAB/DF é um tanto controversa. Nos bastidores e também nos grupos de aplicativos de conversas, muita gente achou a postura da Karol contraditória já que ela chegou a exercer cargo comissionado no GDF com as bençãos de um dos grupos que a advogada hoje ataca. É aquela coisa: Karol está cuspindo na panela que comeu. Além disso, a sua desenvoltura considerada ‘meio tresloucada’ durante o debate gerou suspeitas quanto a sua capacidade de assumir um compromisso de tamanha responsabilidade que é comandar uma instituição como a OAB do DF.   

Mistérios da semana

– Quem é o presidente de entidade representativa de um segmento importante do setor produtivo que vem sendo cortejado por partidos políticos para se candidatar em 2026? O dirigente-empresário já declinou de convites feitos por algumas legendas, inclusive de grande porte. A personalidade em questão tem bom trânsito no Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto em âmbito local como nacional. Mistério….

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.  

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

EM 51 CIDADES | Mais de 33,9 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo (27)

Read Next

QUALIFICA DF | Unidade móvel encerra inscrições do programa na próxima segunda (28)