• 23 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Pré-candidatos à presidência da OAB/DF movimentam os bastidores da disputa

Pré-candidatos à presidência da OAB/DF movimentam os bastidores da disputa 

Pré-candidatos à presidência da OAB/DF movimentam os bastidores da disputa
Foto: Divulgação/OAB-DF

As eleições para a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal estão previstas para ocorrer na segunda quinzena de novembro deste ano. No entanto, os pré-candidatos à presidência da OAB/DF já estão em campo movimentando os bastidores da disputa. Até o momento, quatro postulantes a presidente figuram no cenário e estão promovendo ações voltadas aos advogados e advogadas em busca de apoio e engajamento nesse período pré-eleitoral. São eles: Paulo Maurício, também conhecido como Poli, Cleber Lopes, Everardo Gueiros e Karolyne Guimarães. A OAB/DF é uma instituição que é composta por cerca de 70 mil profissionais, dos quais 54 mil advogados estão na ativa e tem um orçamento anual que gira em torno de R$ 30 milhões. O que está em jogo é o poder de influência e a importância que a Ordem exerce dentro do contexto social, político e econômico da capital federal. Nos bastidores, a disputa está pegando fogo. 

Expectativa de disputa polarizada

Expectativa de disputa polarizada
Fotos: Reprodução/OAB-DF e Divulgação/Ag. CLDF

Nos últimos anos, o comando da OAB/DF tem sido alvo de uma disputa polarizada entre os verdes e os laranjas. Hoje, a Seccional do DF é presidida por Délio Lins e Silva Junior. O seu grupo decidiu lançar o nome do atual secretário-geral, Paulo Maurício. Poli integra a diretoria da OAB/DF desde 2019 e é muito benquisto pela classe. Do outro lado, o advogado Cleber Lopes chega com a esperança de que possa vencer a situação. Cleber tem vasta experiência no exercício da advocacia e é um nome muito respeitado entre os magistrados do Judiciário. O grupo de Cleber já comandou a OAB/DF. Entre os seus principais apoiadores está o governador Ibaneis Rocha, que faz parte de um conjunto de advogados que são opositores da atual direção da Ordem. Tanto o grupo de Poli como o de Cleber Lopes têm conquistado apoios importantes. De acordo com fontes que estão acompanhando as sondagens realizadas junto a classe até então, Poli está em vantagem, porém, o adversário tem ampliado sua rede de apoiadores. Os aliados de Cleber Lopes acreditam que ele tenha reais chances de encostar em Poli até o período de campanha.

Correndo por fora

Correndo por fora
Fotos: Reprodução/Google Imagens

Em meio a toda essa disputa, quem está correndo por fora são os advogados Everardo Gueiros e Karolyne Guimarães. Everardo já foi desembargador do TRE-DF e também foi secretário de Projetos Especiais do GDF, na gestão de Ibaneis. Apesar da proximidade com o emedebista, Everardo está decidido a concorrer e conta com apoio de gente influente da classe. Já Karolyne surge como uma alternativa aos nomes que estão a postos. Ela também detém apoio de advogadas e advogados que exercem forte influência sobre a categoria. Tanto Everardo quanto Karolyne podem atrair e conquistar o voto de advogados que estão cansados dessa disputa de poder entre os verdes e os laranjas, como são denominados os dois principais grupos. Por ora, vamos ficar acompanhando as movimentações dos pré-candidatos. Quem sabe, até novembro, surjam outros nomes ou algum dos postulantes a presidente da OAB/DF citados acima jogue a toalha.

Racistas não passarão

Racistas não passarão
Foto: Rinaldo Morelli/Ag. CLDF

Na semana que passou, a distrital Doutora Jane, do MDB, usou suas redes sociais para manifestar a sua indignação contra um caso de racismo que ocorreu durante o jogo entre Gama e Paranoá, válido pelas quartas de final do Campeonato Candango Sub-15, no Gama. Um atleta do time do Paranoá foi alvo de injúria racial por parte de um funcionário da equipe adversária que o chamou de ‘macaco, preto’, entre outras ofensas. A deputada publicou que “essas ofensas, que carregam o veneno do racismo, são inaceitáveis e chocantes, ainda mais em um ambiente que deveria ser de celebração, onde o esporte e a competição saudável deveriam reinar”. Infelizmente, o funcionário do Gama fugiu e não foi detido em flagrante. O episódio teve repercussão nacional. Parabéns a distrital por ser uma voz ativa na luta contra o racismo. Quando entrevistei a Doutora Jane no Café Expressão, podcast deste portal, ela mencionou que essa seria uma de suas principais bandeiras.

Pastor Daniel de Castro comemora construção da UPA de Águas Claras

Pastor Daniel de Castro comemora construção da UPA de Águas Claras
Foto: Reprodução/Instagram

A população de Águas Claras está vibrando com o anúncio feito pelo governador Ibaneis Rocha de que a cidade vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Quem também celebrou bastante esse feito foi o deputado Pastor Daniel de Castro, do PP. O distrital inclusive gravou um vídeo junto com o administrador de Águas Claras, Mário Henrique Furtado, no local onde será erguida a UPA. O trabalho político do Pastor Daniel tem obtido resultados importantes para a cidade. Águas Claras vai passar a ter duas escolas públicas e uma unidade de saúde. Ao longo dos 31 anos de existência da cidade, o distrital está sendo o primeiro a honrar a promessa de construir equipamentos públicos na região. Águas Claras já teve vários padrinhos políticos, mas nenhum deles nunca se preocupou em atender essa demanda. O deputado Pastor Daniel de Castro pode ter certeza que seu feito será lembrado por muitos e muitos anos pelas lideranças de Águas Claras.

Evento organizado por Eduardo Pedrosa fortalece combate ao câncer no DF

Evento organizado por Eduardo Pedrosa fortalece combate ao câncer no DF
Foto: Divulgação

Desde que ingressou na CLDF em 2019, o distrital Eduardo Pedrosa, do União Brasil, tem se dedicado a fortalecer as políticas públicas de combate ao câncer na capital federal. Na semana passada, a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer da Câmara Legislativa, que é presidida pelo deputado, promoveu um evento que reuniu representantes de diversas entidades que atuam diretamente com o tema. A vice-governadora do DF, Celina Leão, e a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, marcaram presença. Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do acordo de cooperação internacional entre o Governo do Distrito Federal e a Global Health Catalyst, associada ao Hospital Johns Hopkins, que visa o recebimento de insumos e apoio especializado para o tratamento de câncer no DF, reforçando o compromisso de garantir o melhor cuidado possível aos pacientes oncológicos. O distrital está de parabéns por promover iniciativas dessa grandeza.

Nas ondas do rádio

– A força e a influência do rádio no cenário político ainda é muito forte, apesar de muita gente acreditar que com os avanços da comunicação na era digital as emissoras venham a sumir do mercado com o passar do tempo. Mesmo com as estatísticas apontando que o meio não tem a mesma audiência de outros anos, uma massa significante de ouvintes ainda atrai o interesse da classe política em querer se comunicar com essa parcela da população. Não é à toa que temos muitos parlamentares, políticos e pretensos candidatos com programas nas mais diversas emissoras de rádio do DF visando às próximas eleições.  

– Rádio Metrópoles em uma ‘nova vibe’. A emissora do ex-senador Luiz Estevão decidiu apostar numa repaginação em sua grade. A Metrópoles agora tem uma programação mais voltada para o jornalismo e abandonou o estilo ‘povão’. A emissora agora está apostando num público mais seletivo e elitista. A tendência é que a audiência sofra uma forte queda.

– Fred Linhares vai ter que mudar de casa. Com a repaginada da Metrópoles, o deputado que tem um programa policial diário foi avisado que a linha editorial que ele apresenta não se encaixa mais com o estilo da rádio. Fontes sustentam que foi dado um prazo para o parlamentar arrumar uma nova emissora. Au revoir, monsieur Linhares!

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.  

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

RENOVADF | Prazo para efetivar matrícula é prorrogado até o dia 3 de setembro

Read Next

DESCARTE CORRETO | DF tem mais de 150 pontos de entrega de lixo eletrônico