Ex-prefeito de São Paulo, o petista Fernando Haddad pode ser o plano B do partido
As especulações sobre um possível plano B do Partido dos Trabalhadores (PT) começa a ganhar forma. Ao que tudo indica, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad será o escolhido para substituir o ex-presidente Lula na disputa eleitoral à presidência da República. Haddad passou a integrar a equipe de advogados do líder petista para poder visitá-lo com frequência.
Com as seguidas derrotas de Lula na Justiça e os possíveis impedidos legais em torno de sua candidatura, os petistas passaram a ver em Haddad uma luz no fim do túnel. Mas, o PT ainda vai manter o nome de Lula até que ele seja declarado inelegível pelo TSE. Fernando Haddad está trabalhando no plano de governo a ser apresentado pelo partido. Na última pesquisa divulgada na semana passada pela CNI/Ibope, o nome dele aparece com 2% nas intenções de voto.
Magela tenta vaga para distrital mirando na eleição para governador em 2022
Um dos nomes expressivos do PT/DF, o ex-deputado federal Geraldo Magela disputará uma das 24 vagas da CLDF. Magela afirma que o cargo o aproxima da população. No último sábado (30), o petista esteve no Núcleo Bandeirante para cumprir agenda de pré-campanha e recebeu o apoio de um grupo de jovens líderes da cidade.
Apesar de parecer que Magela está dando um passo para trás ao não disputar uma vaga à Câmara dos Deputados, o objetivo do petista é em 2022 se candidatar à governador do DF. O ex-secretário de Habitação, nos governos do PT (Cristovam e Agnelo), quer retornar à CLDF e é visto como um dos poucos nomes do partido com chances de se eleger neste ano.
Eliana e Alírio apostam no nome e no peso político de Roriz para tentar chegar no 2º turno
No último sábado (30), os ex-distritais Eliana Pedrosa (Pros) e Alírio Neto (PTB) lançaram suas pré-candidaturas à governadora e a vice-governador, respectivamente, na sede do PTB na Cidade Estrutural. Os dois políticos, sem mandato desde 2014, estão confiando no apoio do ex-governador Joaquim Roriz para tentar chegar a um provável 2º turno. O nome de Roriz foi mais falado que dos dois na festa que eles promoveram.
Entretanto, as conversas de bastidores é de que apesar de ter declarado apoio aos dois distritais, apenas a ex-deputada federal, Jaqueline Roriz e seu filho, Joaquim Roriz Neto, que é pré-candidato à federal, compareceram ao evento na Estrutural. Há rumores de que o clã Roriz não quer fechar as portas com antigos aliados.
Embora o ex-governador Roriz ainda tenha seu peso político, vale lembrar que em 2010 ele era o candidato à governador e foi impedido pela Lei da Ficha Limpa de ir às urnas sendo substituído por sua esposa, Weslian Roriz, no último minuto do segundo tempo e não obteve êxito. Portanto, só o nome de Joaquim Roriz não é capaz de eleger seu ninguém para governador.
Da Redação
Fotos: Google Imagens