Maia está praticamente eleito e Renan é favorito no Senado
No primeiro dia de fevereiro de 2019, as atenções do mundo político estarão totalmente voltadas para o Congresso Nacional. Pela manhã, os deputados federais e senadores eleitos tomarão posse. A solenidade será restrita a convidados e familiares.
Mas, o melhor do dia está reservado para a noite quando ocorrerá a eleição para a mesa diretora da Câmara, prevista para iniciar as 18h. O atual presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ) deve se reeleger facilmente. O único com chances de atrapalhar as pretensões de Maia é o seu atual vice-presidente, deputado Fábio Ramalho (MDB/MG). Nos corredores, a vitória de Rodrigo Maia é fato consumado.
Já no Senado, o favorito é o senador Renan Calheiros (MDB/AL). Ex-presidente da casa, Renan conhece bem os caminhos que o levarão ao comando não só do Senado, como do Congresso Nacional. A eleição de Renan, na opinião de muitos parlamentares, pode ser a salvação para continuar as práticas da velha política, em especial o toma lá dá cá. Quando quiserem pressionar o governo, Renan sabe como ninguém o que deve fazer.
Novatos apresentando as dependências do Congresso Nacional aos familiares
As vésperas de serem empossados, deputados e senadores novatos circularam, nesta quinta-feira (31), pelos corredores do Congresso Nacional mostrando aos seus familiares as dependências da casa. Os estreantes distribuíram sorrisos por onde passavam. Já os parentes, estavam impressionados com a arquitetura do local. Oxalá, os estreantes não se deixem levar pelo clima da posse e se atentem que estão entrando para um jogo de profissionais. Como diz um ex-distrital tarimbado do DF: “Política é coisa para profissional. O amador só fica por um mandato”. Quem se arriscar a adivinhar o autor da frase, é só deixar um comentário.
Campanha para a mesa diretora
Apesar do glamour ficar só em torno da eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, os demais cargos das mesas diretoras também são alvo de disputa entre os parlamentares.
Logo na chegada, moças bonitas e bem apresentáveis distribuíam sorrisos, santinhos e bottons adesivos com a foto e nome dos postulantes aos outros cargos. Além do conhecido santinho, alguns também fizeram banners, como Rodrigo Maia e Fábio Ramalho.
Já o candidato JHC, fez alguns totens com o seu tamanho real.
Flávia sem Arruda e com as filhas
Entre as estreantes da Câmara, uma das que mais chamou a atenção foi a deputada eleita, Flávia Arruda (PR/DF), tanto pela beleza, como pelo fato de estar sem o marido. O ex-governador do DF, José Roberto Arruda (PR).
Flávia estava acompanhada de suas filhas. Quando passava, o burburinho era certo.
Bia Kicis em busca de apoio para presidir a CCJ
A deputada federal eleita pelo DF, Bia Kicis, também marcou presença na Câmara. Bia anunciou que estava se desfiliando do PRP e indo para o PSL, partido de Jair Bolsonaro, com a pretensão de ser a presidente da Comissão de Constituição e Justiça, uma das mais importantes da casa. O problema que como é novata é muito próxima de Bolsonaro, os deputados não a estão vendo com bons olhos, até mesmo os do PSL não estão convictos de que ela seja a melhor opção.
Da Redação
Fotos: Expressão Brasiliense e Google Imagens